domingo, 9 de dezembro de 2012

Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles

Invasões de alienígenas à Terra têm sido uma temática recorrente no cinema nos últimos anos. Confesso que curto esse tipo de produção, mas não são todos que apreciam o subgênero. “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” é mais um a figurar nesse segmento, mas esbarra por ‘ocultar’ demais a tal invasão para os espectadores.
 
O filme lembra muito o bom “Skyline – A invasão” e a narrativa mostra o ponto de vista de um sargento do exército quase aposentado (e de seus comandados) sobre a incursão que é semelhante àquela de “Skyline”. A trama coloca fuzileiros navais numa missão de resgate de civis em um bairro da ‘Cidade dos Anjos’ e acabam sendo emboscados pelos visitantes hostis.
 
Infelizmente, o longa é frustrante em relação ao ótimo trailer. Os conflitos bobos entre os personagens e os esperados clichês temáticos (corrida contra o tempo, heroísmo, superação e lembranças do passado) não incomodam tanto, mas o fraco roteiro que traz informações vazias e a ambientação empoeirada evitam que o espectador conheça os vilões que mal aparecem na tela.
 
Além disso, o ritmo ora acelerado demais na ação ora lento demais nos dramas, que não convencem, prejudicam ainda mais a narrativa. O que poderia ser um diferencial acaba não empolgando. É o caso das sequências de guerra que parecem ter sido compiladas de outros filmes e decepcionam por seu convencionalismo. A câmera sempre trêmula, o cenário esfumaçante de destruição e as cenas militares de fuga, tiroteios, resgate e sobrevivência nos remetem a “Falcão Negro em Perigo”.
 
Tecnicamente, a “Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles” tem suas qualidades, tem um elenco que poderia render melhor e até um suspense que funciona em alguns momentos, mas falta uma direção mais eficiente e uma estória mais ‘explicativa’. Talvez, por isso, não há uma cena de destaque. Da última safra sobre invasões alienígenas, o melhor ainda é “Distrito 9”.
 
Invasão do Mundo: Batalha de Los Angeles (Battle: Los Angeles)
EUA, 2011 - 116 minutos
Ficção Científica / Guerra
Direção: Jonathan Liebesman
Roteiro: Christopher Bertolini
Elenco: Aaron Eckhart, Michelle Rodriguez, Ramón Rodríguez, Bridget Moynahan, Ne-Yo, Michael Peña
Cotação: *