domingo, 11 de fevereiro de 2018

Trama Fantasma

"Trama Fantasma", dirigido e roteirizado por Paul Thomas Anderson (PTA) e protagonizado por Daniel Day-Lewis, embarca no cenário da glamorosa moda britânica nos anos 50. A narrativa foca na vida Reynolds Woodcock (Lewis), um renomado e meticuloso costureiro que faz vestidos para realezas e socialites. Ao se apaixonar pela musa e ajudante Alma (Vicky Krieps), sua vida toma um rumo inesperado. Quanto mais se esforça para evitar mudanças em seu cotidiano, mais ele fica preso ao amor que Alma tem a oferecer.

A direção de PTA, assim como seu roteiro, segue impecavelmente o seu estilo cinematográfico. Ele evita o convencionalismo, imprime o habitual ritmo lento e esbanja a sensibilidade e a elegância de sempre ao desenvolver, não só a complexidade de seus personagens, mas a ambientação que se propõe a retratar. É contagiante a forma que ele apresenta os universos em que trabalha.
 
O roteiro, que parece se inspirar em "O Mestre", "Embriagado de Amor" (ambos do próprio PTA) com pitadas de "Louca Obsessão", mostra as adversidades e as hipocrisias de um relacionamento. Tudo acontece de maneira silenciosa ao enfatizar o confronto entre um poderoso, perfeccionista  e egocêntrico homem e uma humilde e ambiciosa mulher. Ela sempre acata suas ordens, mas é a única que desafia sua autoridade para tentar levar mais 'texturas coloridas', não só para a vida dele, mas também para uma casa de essência metódica e insossa.
 
A fotografia investe em muitos planos próximos (detalhe e primeiro plano) e tomadas internas da casa de Reynolds. Isso causa uma atmosfera claustrofóbica que faz o espectador sentir o clima sufocante causado pelo protagonista ao sugar as energias das pessoas com quem ele trabalha. O curioso é que o diretor contrasta esse ambiente com a bela e pontual trilha sonora de Jonny Greenwood. Ao invés de criar suspense ou agonia, o som instrumental do piano traz uma certa calmaria que pode ser interpretada como uma representação da paciência de Alma diante de sua situação asfixiante.
 
Além da performance brilhante de Daniel Day-Lewis, o destaque é a atuação de Vicky Krieps. Ela é o coração do filme. Sua participação começa tímida e ingênua e, após o longo primeiro ato, sua personagem ganha intensidade e força ao costurar temas que transpiram paixão, amor, trabalho, individualismo e ódio. "Trama Fantasma", ainda que não seja o melhor filme de Paul Thomas Anderson, é uma obra autêntica e um respiro diferente para quem está cansado das tendências do cinema norte-americano.
 
Trama Fantasma (Phantom Thread)
2017, EUA - 130 minutos
Drama / Romance
Direção: Paul Thomas Anderson
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis, Lesley Manville, Vicky Krieps, Camilla Rutherford, Jane Perry
Cotação: * * * *