terça-feira, 12 de junho de 2018

Oito mulheres e um segredo

"Oito mulheres e um segredo" é a versão feminina de "Onze homens e um segredo" e o quarto filme da franquia iniciada por Steven Soderbergh sobre grandes roubos (que, por vez, é uma refilmagem de "Ocean's Eleven" estrelado por Frank Sinatra, em 1960). Aqui, Soderbergh assina a produção, mas não é o suficiente para que a trupe feminil tenha um desempenho satisfatório como o seu ‘irmão’ mais velho de 2001.

A premissa segue praticamente a mesma fórmula do original. Recém-saída da prisão, a trambiqueira Debbie Ocean, irmã de Danny Ocean (que foi interpretado por George Clooney nos filmes anteriores), planeja executar um roubo de uma valiosa joia que é extremamente bem protegida em Nova York. Para isso, ela conta com o apoio de outras sete mulheres, cada uma com sua respectiva especialidade, para executar o assalto.

A ideia de aproveitar o momento 'girl power' no cinema para modernizar histórias de sucesso é bem vinda. No entanto, o roteiro falha ao copiar demais a estrutura narrativa de sua fonte de inspiração e acaba carecendo de alguma originalidade. Além disso, falta um desenvolvimento melhor na interação entre as coadjuvantes e, principalmente, de construções de elipses que expliquem determinadas ações e soluções (por exemplo, em momento algum vemos um treinamento para a execução do plano). Isso faz com que o tal roubo passe a impressão de pouca engenhosidade.

Um fator utilizado de maneira econômica é o suspense. A sensação de perigo iminente é quase nula. A produção ainda possui outras fragilidades que comprometem o longa, como o da direção pouco inspirada de Gary Ross ("Jogos Vorazes") e da edição excessivamente burocrática. A falta de criatividade na montagem de cenas gera consequências no ritmo, que se arrasta na primeira hora, e na alma do filme ao entregar uma elegância sem charme. Elegância, charme e engenhosidade, inclusive, são qualidades de "Onze homens e um segredo" que fascinaram o público em 2001.

No final das contas, ainda que tenha um elenco feminino de excelentes nomes (destaque para Sandra Bullock e Anne Hathaway - é uma pena que Cate Blanchett tenha sido mal aproveitada), "Oito mulheres e um segredo" consegue prender a atenção no bom clímax. Não surpreende como deveria, mas, pelo menos, diverte no último ato.

Oito mulheres e um segredo (Ocean's 8)
2018, EUA – 110 minutos
Policial / Aventura
Direção: Gary Ross
Roteiro: Gary Ross e Olivia Milch
Elenco: Sandra Bullock, Anne Hathaway, Awkwafina, Cate Blanchett, Helena Bonham Carter, Mindy Kaling, Rihanna, Sarah Paulson, Abigail Rich, Alexander Blaise
Cotação: * *