terça-feira, 10 de julho de 2018

Homem-Formiga e a Vespa

É importante informar que a narrativa de “Homem-Formiga e a Vespa” não faz referências aos eventos de “Vingadores: Guerra Infinita”. A única ligação entre os filmes se resume, apenas, a uma cena entre os créditos finais que, diga-se de passagem, é uma das melhores pontes sobre uma futura produção no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Portanto, esqueça Thanos e se divirta com uma deliciosa comédia de ação que é tão boa quanto a original de 2015.
 
A narrativa mostra Scott Lang (novamente vivido por Paul Rudd) utilizando uma tornozeleira eletrônica e em prisão domiciliar devido aos acontecimentos de “Capitão América: Guerra Civil”. Ele é procurado pelos foragidos Hope van Dyne (Evangeline Lilly) e Hank Pym (Michael Douglas), que juntam esforços para criar uma conexão e uma forma de resgatar Janet van Dyne, perdida por décadas na dimensão quântica, aquela já visitada por Scott no clímax do longa anterior. No entanto, todos são ameaçados pela vilã Fantasma (Hannah John-Kamen), que precisa roubar uma tecnologia dentro do laboratório de Hank Pym para tentar se curar de uma anomalia que a faz desaparecer e aparecer de maneira incontrolável.
 
A tal dimensão quântica (ou reino quântico) pode ser ingressada quando se fica muito, mas muito pequeno. Com o tamanho microscópico de um ser, determinadas leis naturais não existem ou não se aplicam permitindo, assim, que quem estiver por lá tenha acesso a outras dimensões, ao vórtex temporal (viagens no tempo), a outras formas de energias e a manipulação de realidades. Até então, dentro da idealização cinematográfica da Marvel, somente dois heróis conseguem entrar nesse ‘universo’: o Homem-Formiga através da ciência e o Doutor Estranho por meio de magia.
 
“Homem-Formiga e a Vespa”, novamente dirigido por Peyton Reed, é o 20º filme do MCU inspirado nas histórias em quadrinhos criadas por Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber. O longa é uma das produções mais divertidas de super-heróis. Há um excelente humor, seja visual, situacional ou easter eggs, que brinca com os tamanhos dos personagens e de objetos. Esta continuação ainda apresenta melhorias significativas em relação ao seu antecessor, como cenas de ação mais inventivas e efeitos, concepções e proporções de escalas mais aprimorados.
 
Se no filme anterior a narrativa trouxe uma atmosfera dos subgêneros de ‘assaltos’, aqui o estilo gato-e-rato impera por toda a projeção. Os protagonistas estão sempre em fuga, ou de bandidos que querem o laboratório de Hank Pym para faturarem alguma grana ou do FBI, que pretendem ‘cumprir a lei’. Esse corre-corre traz dinamismo e, aliado com a comicidade, ajuda a propiciar um clima mais leve e divertido ao longa.
 
O grande destaque é Evangeline Lilly que interpreta a Vespa, a primeira protagonista feminina no MCU. Ela tem bom tempo de tela, sua participação na trama é bastante relevante e, claro, possui uma veia ‘bad ass’ que a faz ser mais imponente que o próprio Homem-Formiga. Dentre os coadjuvantes, ainda que o ótimo Michael Douglas tenha, também, uma presença maior, quem rouba a cena é o divertido Michael Peña. Ele demonstra ainda mais irreverência e carisma ao interpretar Luis, o amigo trambiqueiro de Scott Lang. Há, ainda, a figura de Laurence Fishburne que desempenha o papel de Golias, um importante personagem que tenta ajudar a Fantasma.
 
Apesar de o trailer ‘entregar demais’ e de alguns detalhes narrativos merecessem explicações mais consistentes, talvez possam ser melhores esclarecidos em um terceiro filme ou na quarta parte de “Vingadores”, “Homem-Formiga e a Vespa” é uma das boas aventuras do ano e entretém na medida certa.
 
Obs.: “Homem-Formiga e a Vespa” funciona perfeitamente sozinho, mas é inevitável não pensar em “Vingadores: Guerra Infinita”. A falta de referência aos eventos catastróficos de Thanos, cuja ação corre de forma paralela (como já informaram membros da produção), pode causar estranheza. Se o filme fosse lançado pouco antes do terceiro “Vingadores”, essa sensação de que 'todos desconhecem a tal ameaça extraterrestre' não existiria. Para que a aventura funcione sem frustrações, é preciso deixar de lado a “Guerra Infinita”.
 
Homem-Formiga e a Vespa (Ant-Man and the Wasp)
2018, EUA - 118 minutos
Aventura / Comédia / Ação
Direção: Peyton Reed
Roteiro: Adam McKay, Andrew Barrer, Chris McKenna, Erik Sommers, Ernie Hart, Gabriel Ferrari, Paul Rudd
Elenco: Abby Ryder Fortson, Bobby Cannavale, David Dastmalchian, Evangeline Lilly, Hannah John-Kamen, Judy Greer, Laurence Fishburne, Michael Douglas, Michael Peña, Michelle Pfeiffer, Paul Rudd, Randall Park, Walton Goggins, Stan Lee
Cotação: * * * *