segunda-feira, 11 de março de 2019

Capitã Marvel

"Capitã Marvel", até que enfim você apareceu nos cinemas! A tão aguardada 'super-heroína mais poderosa do MCU', como disse o presidente do Marvel Studios, Kevin Feig, surge em um filme essencialmente icônico para o estúdio ao dar protagonismo solo para uma mulher (Evangeline Lilly, que interpreta a Vespa, em "Homem-Formiga e a Vespa" foi a primeira protagonista, porém ela dividiu as atenções com Paul Rudd, ou seja, não foi um papel solo), mas nem tão perolado para quem conhece o cânone da personagem.

Calma, vou explicar! Assim como todos os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), "Capitã Marvel" é inspirada nas histórias em quadrinhos criadas por Stan Lee. Como se trata de uma adaptação, isso permite  que os roteiristas tenham liberdade ao criar ou reinventar arcos ou situações sobre a personagem. Lembre-se! Tudo isso é pensado para que a 'nova história' se encaixe com coerência dentro do universo cinematográfico estabelecido ('cinema' é uma coisa e 'HQs' é outra coisa!). Portanto, aos fãs da 'literatura quadrinística', preparem-se pois haverá muitas alterações sobre as origens de Carol Danvers/Capitã Marvel. 

Como o objetivo aqui não é revelar spoilers, vamos à resenha. Sim, "Capitã Marvel" é um bom filme. Para quem desconhece a heroína ou conhece, mas não a acompanha nas HQs, todas essas alterações não farão diferença alguma. O público que curte esses super-heróis apenas no cinema irá se divertir, como nos outros exemplares do mesmo universo.

É interessante observar que "Capitã Marvel" parece fugir um pouco da tal 'fórmula Marvel'. O filme mostra uma história de origem diferente das que já vimos no MCU. Há uma pegada não linear na narrativa, que nos faz interessar pela jornada da personagem. Enquanto tudo começa na pancadaria, com Carol Danvers já com os poderes, vamos descobrindo aos poucos, via flashbacks, o que aconteceu no passado da protagonista antes de se tornar super poderosa.  O detalhe aí é que ela ganha os poderes, mas não sabe como isso aconteceu e o quanto isso é significativo para suas ações, o que faz o clímax da 'jornada do herói' não fugir à regra.

Assim como todo longa da Marvel, há um humor rasteiro na narrativa e aqui a veia cômica é muito bem encaixada. E como se trata de universos compartilhados, o filme presenteia os fãs com inúmeros easter eggs, relacionados à 'casa das ideias' ou à cultura pop dos anos 90, e com a 'extensão histórica' de alguns detalhes que já conhecemos. Um deles, por exemplo, é como Nick Fury perdeu um dos olhos. 

Falando nisso, Samuel L. Jackson está excelente como sempre e aparece com uma maquiagem digital que rejuvenesce seu rosto de maneira incrivelmente real. Outro ator que foi rejuvenescido é Clark Gregg, o agente Coulson, mas os efeitos visuais nele não ficaram tão perfeitos como em Samuel. 

Os efeitos visuais, ainda que oscilem a qualidade em alguns momentos, são competentes. Já as cenas de ação são problemáticas, principalmente aquelas que não se passam na Terra. A maioria é mal editada. Há muitos cortes. Apesar disso, as cenas não chegam a ser confusas, mas não conseguem ser empolgantes como deveriam (pelo menos não contagia aos mais exigentes). 

Falta de empolgação é o que muitos críticos estão dizendo sobre o desempenho de Brie Larson e... não é bem assim. Embora tenha uma atuação fria, com forte personalidade, ela cumpre o que o roteiro determina, e cumpre bem! Essa frieza é notável, justamente pela condição em que a personagem se encontra na narrativa, já que ela vive um momento de amnésia e não lembra nada de seu passado. Devido a isso, seu papel, propositalmente, carece de sensibilidade em boa parte da projeção (tá explicado?). Outro aspecto que é importante ressaltar é que o filme evita o estereótipo de 'sexo frágil' e sua feminilidade não é sexualizada. Tudo isso reforça o chamado girl power (ou empoderamento feminino) que se destaca com veemência no desfecho.

Enfim, "Capitã Marvel" é uma boa opção de 'filme pipoca' para se ver em IMAX 2D (não gaste seu dinheiro com o 3D). O longa não figura entre os melhores do MCU, está na prateleira do meio com muita honra, mas deixa uma excelente impressão do que está por vir no universo cósmico da Marvel. Como de costume, há duas cenas após a conclusão: uma entre os créditos finais (a melhor, não deixe de ver) e outra engraçadinha antes do acender das luzes.

Pronto. Agora podemos ver "Vingadores - Ultimato"! Pode vir, Thanos, você está f...!

Obs.: destaque para a bela homenagem ao Stan Lee nos créditos iniciais.

Capitã Marvel (Captain Marvel)
2019, EUA - 124 minutos
Aventura
Direção: Anna Boden e Ryan Fleck
Roteiro: Gene Colan, Geneva Robertson-Dworet, Meg LeFauve, Nicole Perlman, Roy Thomas
Elenco: Brie Larson, Ben Mendelsohn, Gemma Chan, Jude Law, Samuel L. Jackson, Adam Hart, Algenis Perez Soto, Annette Bening, Chuku Modu, Clark Gregg, Clayton Chitty, Djimon Hounsou
Cotação: * * *