quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Era uma vez em... Hollywood

Longa é a nona produção dirigida e roteirizada por Quentin Tarantino. Segundo ele, o penúltimo de sua carreira antes de se ‘aposentar’ (será?). “Era uma vez em... Hollywood” é um dos filmes mais simples e um dos menos ousados do cineasta. Mesmo assim, é uma obra competente, muito bem filmada e otimamente interpretada.
 
A narrativa é, na verdade, uma sátira que homenageia os bastidores de Hollywood no final dos anos 60. Assim como fez em “Bastardos Inglórios”, Tarantino reinventa situações utilizando cenários reais. Prova disso é quando a história dos protagonistas (o ator Rick Dalton e seu dublê Cliff Booth) se cruza com a atriz Sharon Tate, esposa do diretor Roman Polanski, que, na vida real, foi assassinada pelo famoso psicopata Charles Manson.
 
Apesar da simplicidade do enredo, “Era uma vez em... Hollywood” traz a qualidade cinematográfica exigida pelo diretor: ótimos diálogos, roteiro bem humorado recheado de (auto)referências a outras produções, ritmo cadenciado, trilha sonora harmoniosa e muita entrega do elenco. Destaque para as atuações dos carismáticos Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, ambos estão em uma ótima sintonia.
 
Como o filme retrata os bastidores da indústria do entretenimento estadunidense, ainda há espaços para os bons momentos de metalinguagem. É o cinema mostrando ele mesmo com boas doses de nostalgia. A nostalgia, inclusive, é bem fotografada. Há alguns planos-sequências e muitas tomadas com câmera estática que valorizam a excelente reconstituição de época.
 
No final das contas, ainda que tenha faltado uma abordagem mais aprofundada dos hippies, que são retratados de maneira bem caricata, “Era uma vez em... Hollywood” contempla os profissionais que fazem funcionar as engrenagens do cinema e da televisão, vide o violento clímax que metaforiza o assunto de forma espetacular. Sem eles no backstage, os atores não seriam celebridades, mesmo sendo fantásticos em cena e ocos longe das câmeras.
 
Era uma vez em... Hollywood (Once Upon a Time in... Hollywood)
2019, EUA – 161 minutos
Drama
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Leonardo DiCaprio, Margot Robbie, Al Pacino, Brad Pitt, Bruce Dern, Dakota Fanning, Emile Hirsch, Kurt Russell, Austin Butler, Brenda Vaccaro, Michael Madsen
Cotação: * * * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário