segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Yesterday

O diretor Danny Boyle nunca foi de se aventurar no gênero da comédia. Tudo bem que a maioria de seus filmes possui humor, mas não são considerados comédias, de fato. Talvez, “Por uma vida menos ordinária” tenha sido, até então, o único título cômico do cineasta. Agora, com “Yesterday”, Boyle aumenta seu repertório no gênero em um filme leve e com uma premissa genial.
 
Se a banda The Beatles não existisse, como seria? Essa é a ideia do roteiro que brinca com a não existência do quarteto de Liverpool e do efeito dominó que isso causa sobre suas influências na cultura pop.
Essa brincadeira afeta um (frustrado) aspirante a músico. Após sofrer um acidente, Jack acorda no dia seguinte e descobre que a famosa banda nunca existiu. Somente ele tem conhecimento do grupo musical e, também, de suas icônicas canções. Diante disso, ele aproveita para lançar as famosas músicas dos ‘besouros’ como se fossem suas para alavancar sua tão sonhada carreira e ganhar fama. Entretanto, todo esse cenário e o conflito de dilemas podem trazer consequências desagradáveis para Jack.
 
O roteiro equilibra pontualmente os momentos dramáticos e cômicos vividos pelo protagonista. A ideia da inexistência de The Beatles gera inúmeras situações interessantes e divertidas que contagiam o público. Ainda que tenha discussões convencionais relacionadas ao preço da fama, o problema é a subtrama romântica que fica cada vez mais deslocada com a aproximação do clímax. Ao final, a empolgação criada pela narrativa pode frustrar aquele espectador que espera ‘aquela’ reviravolta que não acontece, não surpreende. Fica a sensação de que o potencial da premissa foi desperdiçado em uma conclusão vazia, previsível e politicamente correta.
 
Apesar disso, os primeiros dois atos são suficientes para que o espectador crie simpatia com o filme. Claro, a excelente seleção de músicas de The Beatles (o título é uma menção a uma delas) e a maneira com que elas foram executadas pesam bem a favor desse veredito. Bom trabalho de mixagem som, diga-se de passagem!
 
“Yesterday” é uma comédia despretensiosa, bonitinha, bem interpretada (destaque para Himesh Patel, Lily James e Joel Fry) e de humor rasteiro agradável. Tecnicamente, é bem feita, só não espere tanto do estilo frenético consagrador de Danny Boyle. Mesmo assim, o diretor ainda deixa um pouco de sua assinatura ao utilizar enquadramentos assimétricos e diagonais e rápidos movimentos de câmera em determinadas cenas.
 
Yesterday
2019, EUA – 116 minutos
Comédia / Drama / Musical
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Richard Curtis
Elenco: Himesh Patel, Lily James, Ana de Armas, Ed Sheeran, Joel Fry, Kate McKinnon, Lamorne Morris, Robert Carlyle
Cotação: * * *


Nenhum comentário:

Postar um comentário