sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Além da vida

Bons filmes espíritas são difíceis de encontrar, mas os poucos que surgem exploram bem o assunto, como “Amor além da vida” e o brasileiro “Nosso Lar”. “Além da vida” traz uma premissa que promete resgatar a temática de uma forma atraente, mas não evolui nas discussões e apenas promove a interação de três dramas que se cruzam em determinado momento do longa.

O problema de “Além da vida” é o roteiro que aproveitou mal o tema fazendo com que o espiritismo soe de maneira superficial em toda a trama. Embora coloque o assunto como coadjuvante, a narrativa não explora esse universo com viés religioso (ainda que tenha cenas de transição entre vida e morte e visões do médium), fato que merecia ser mais aprofundado pelos contos apresentados.


O ritmo mais lento, que pode não agradar a todos, valoriza a sensibilidade da direção de Clint Eastwood que conduz os dramas de forma tocante. Destaques para as histórias do médium/vidente (Matt Damon), que encara o seu dom como uma maldição e quer se livrar dele, e de um garoto que perdeu o irmão gêmeo em um acidente (Frankie e George McLaren), que emociona pela frieza tratada de maneira madura e convincente.


Infelizmente, a história que envolve uma jornalista francesa (Cécile de France), sobrevivente de um tsunami na Tailândia (espetacular sequência de abertura em que uma onda gigante destrói uma cidade), não engrena e é chatíssima. A impressão é que essa personagem está na trama para começar e dar um pseudo desfecho ao longa.


Enfim, “Além da vida” é um bom filme, é bem dirigido, os protagonistas têm boas atuações e a mensagem de que ‘a morte que pode unir ou valorizar vidas’ é transmitida de maneira eficiente. Entretanto, faltou mais moralismo em seu conteúdo em relação ao espiritismo, coisa que poderia deixar a produção muito mais interessante.


Além da vida (Hereafter)
EUA, 2010 - 129 minutos
Drama
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Matt Damon, Cécile de France, Frankie McLaren, George McLaren
Trailer: clique aqui
Cotação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário