segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Oscar 2019 - Diversidade, super-heróis e muito Queen!

Da crítica ao racismo até as cutucadas subliminares ao governo Trump. A cada ano que passa o Oscar está cada vez mais plural e político ao transmitir alguns ‘recados’ para o mundo travestido de temas polêmicos (racismo, homossexualidade, ‘muro’...) e ao distribuir prêmios para quase todos os indicados. A 91ª edição do evento não foi diferente ao consagrar “Green Book – O Guia” e o mexicano “Roma” nas categorias principais. No entanto, quem saiu de mãos cheias foi “Bohemian Rhapsody”, o maior vencedor da noite com 4 estatuetas.

O ‘livro verde’ não deu aquele passeio como sugere o próprio filme, mas ganhou os jurados por sua ‘originalidade narrativa’ e por seu coadjuvante Mahershala Ali, que recebeu seu segundo Oscar na carreira nesta categoria. O seu ‘guia’, por outro lado, não teve tanta sorte. Viggo Mortensen, ao lado de Bale, Dafoe e Cooper, assistiu ao show de Freddie Mercury, digo, Rami Malek, que recebeu o prêmio de melhor imitação, aliás, ator por “Bohemian Rhapsody”. Não foi desta vez, Bradley Cooper, quem sabe numa sexta indicação você seja a ‘estrela’, de fato?
 
Que me ‘perdoe’ Melissa McCarthy, a mexicana Yalitza Aparicio e a ‘esposa’ Glenn Close, a ‘favorita’ da noite foi Olívia Colman. Não fique triste, Lady Gaga, você também ganhou! Sua canção “Shallow” foi a melhor de todas! Quem também ficou no ‘cheirinho’ novamente foi Glenn Close, que completa sua sétima nomeação frustrada, e a ‘vice’ coadjuvante Amy Adams, que soma seis indicações e nada do troféu enfeitar sua estante. Por causa de quem? De Regina King, que desbancou uma mexicana e duas ‘favoritas’ pela atuação premiada em “Se a rua Beale falasse”.
 
Quem tem Netflix celebra “Roma”! Sim, o mexicano Alfonso Cuarón levou três troféus para a sua coleção: melhor diretor, fotografia e filme estrangeiro. A plataforma de streaming fez história na cerimônia ao comemorar outro feito ao levar o prêmio de curta-metragem documentário por “Period. End of Sentence”.
 
Quando o assunto é música e tem a banda Queen na parada não tem pra ninguém! “Bohemian Rhapsody” ficou ‘bem na fita’ ao faturar a mixagem de som, edição de som e edição. ‘We are the champions my friends’! 'Vida longa à Rainha'!
 
Não podemos esquecer que a noite também foi dos super-heróis! A animação “Homem-Aranha no Aranhaverso” foi a melhor, assim como os figurinos, a direção de arte e a trilha sonora de “Pantera Negra”. Wakanda Forever! A festa da Marvel só não foi completa porque “Vingadores: Guerra Infinita” sofreu com o ‘estalo’ provocado por “O Primeiro Homem”, que celebrou os melhores efeitos visuais entre os indicados.
 
A politização foi tão clara que todos os filmes que tiveram ao menos quatro indicações foram contemplados em alguma categoria. É o caso do roteiro adaptado de “Infiltrado na Klan”, que finalmente, consagrou o diretor e roteirista Spike Lee, e “Vice”, o campeão na maquiagem (“A Favorita”, “Nasce uma estrela” e “O primeiro homem” completam a lista). “O Retorno de Mary Poppins” é o único que fugiu a essa regra e nada levou.
 
No geral, foi uma cerimônia um pouco mais objetiva que nos anos anteriores. Ainda pode ser mais enxuta. Outro ponto positivo é a ausência de um apresentador.  Bem melhor assim! Sobre os vencedores, confesso que me surpreendi com alguns resultados e isso me ferrou nos bolões (rs...). Contudo, vida que segue e vamos torcer para que a 92ª edição do evento tenham mais filmes surpreendes e espetaculares. Convenhamos, quase nenhum aqui vai ser lembrado no futuro.
 
Vencedores do Oscar 2019:
 
Filme: Green Book
Diretor: Alfonso Cuarón (Roma)
Atriz: Olívia Colman (A favorita)
Ator: Rami Malick (Bohemian Rhapsody)
Atriz coadjuvante: Regina King (Se a rua Beale Falasse)
Ator coadjuvante: Mahershala Ali (Green Book)
Roteiro original: Green Book
Roteiro adaptado: Infiltrado na Klan
Filme estrangeiro: Roma
Animação: Homem-Aranha no Aranhaverso
Maquiagem: Vice
Figurino: Pantera Negra
Direção de arte: Pantera Negra
Fotografia: Roma
Edição de som: Bohemian Rhapsody
Mixagem de som: Bohemian Rhapsody
Edição: Bohemian Rhapsody
Efeitos visuais: O primeiro homem
Trilha sonora: Pantera Negra
Canção original: “Shalow”, de Lady Gaga (Nasce uma estrela)
Documentário: Free Solo
Curta-animação: Bao
Curta-metragem - Documentário: Period. End of Sentence
Curta-metragem: Skin