quinta-feira, 26 de abril de 2012

À prova de morte

Três anos depois de seu lançamento nos Estados Unidos, a segunda parte do projeto Grindhouse, criado por Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, chegou ao Brasil em 2010. A primeira parte foi o divertido “Planeta terror”, de Rodriguez. A segunda é “À prova de morte”, longa assinado por Tarantino que brinca de cinema de uma maneira que lhe é peculiar. 

O projeto tem como objetivo homenagear a 7ª arte dos anos 70 que era exibido em drive-ins norte-americanos. As produções eram de baixo custo, visualmente tosca, tinham estética seca e envelhecida (com riscos e manchas na projeção) e investiam em temas como sexo, drogas, monstros etc. 

Dentro desse conceito, “À prova de morte” traz erros propositais em sua edição (saltos e cortes súbitos) e, para que a tosquice não comprometesse, o diretor utilizou o tom humorístico, a sensualidade e expôs cenas com potentes carros (Chevy Nova vs. Dodge Challenger). O longa reverencia esse cinema de forma esplendorosa e nada melhor que Quentin Tarantino para estar à frente dessa homenagem. 

Além de imitar os defeitos de um filme antigo, seja com mínimos efeitos gráficos ou pelo ‘modo amador’ de se produzir, “À prova de morte” ainda traz uma trama curiosa sobre um dublê (bem interpretado por Kurt Russell) que é obcecado em matar garotas com seu carro. A produção ainda resgata os tradicionais elementos tarantinescos e, entre eles, sobressaem o bom roteiro com longos diálogos e o erotismo feminino. 

Há três cenas sensacionais que merecem destaques: a dança sexy de Vanessa Ferlito, a espetacular e chocante colisão entre dois carros filmado por diversos ângulos e a longa e eletrizante perseguição do clímax no melhor estilo “Operação França” e “Bullitt”. “À prova de morte” é um prato cheio para os fãs diretor. É Tarantino na veia! 

À prova de morte (Death Proof ) 
EUA, 2007 - 114 minutos 
Suspense 
Direção: Quentin Tarantino 
Roteiro: Quentin Tarantino 
Elenco: Kurt Russell, Rosario Dawson, Vanessa Ferlito, Jordan Ladd, Rose McGowan, Sydney Tamiia Poitier, Tracie Thoms, Mary Elizabeth Winstead, Zoe Bell 
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário