terça-feira, 13 de novembro de 2012

Missão: Impossível (Quadrilogia)

Quando penso em filmes de ação, um dos primeiros nomes que me vem à cabeça é “Missão: Impossível”. E, de fato, essa série de longas de espionagem é referência de inserção de atrativos tecnológicos, aventura de cenas espetacularmente (e divertidamente) contagiantes e, sobretudo, é ícone no que diz respeito a entretenimento.

Inspirado em série de TV de mesmo nome, o primeiro longa (1996), dirigido por Brian De Palma, é o mais charmoso deles, talvez por ter um ‘ar inglês’ na produção. As reviravoltas e conspirações (ainda que algumas soem confusas), o bom suspense, o elenco de primeira e cenas que se tornaram clássicas do gênero, como aquela do roubo de dados em uma sala de segurança máxima em que o carismático Tom Cruise fica dependurado por fios de aço (Cruise, inclusive, procurou não usar dublês na maioria das cenas de ação; isso também ocorreu nos outros filmes).

Em "Missão: Impossível 2" (2000), o diretor John Woo, considerado o ‘mestre da ação’ no cinema, trouxe a câmera lenta, as cenas espetacularmente exageradas, uma trilha sonora impecável de Hans Zimmer, a atmosfera cool e uma trama mais amorosa. Este último quesito foi o grande problema. O romance foi tão valorizado pelo diretor que em certo momento se torna piegas ao extremo, o que fez as intrigas ficarem em segundo plano.

Apesar das cenas de ação mal distribuídas ao longo da projeção, o que prejudicou um pouco o ritmo do filme, John Woo destilou seu veneno na meia hora final. “Missão: Impossível 2” possui uma das melhores sequências aventurescas da série. Destaque para a sensacional perseguição de motos de tirar o fôlego.

Já o terceiro filme (2006) consertou os defeitos que tinha em seus antecessores, humanizou o personagem Ethan Hunt e criou reviravoltas mais interessantes e atrativas. Além disso, o longa proporcionou diversão ao detalhar as engenhocas tecnológicas utilizadas pelos personagens, como, por exemplo, a produção das tais máscaras de disfarce.

A presença do sempre competente J.J. Abrams no roteiro e na direção fez da terceira parte a melhor aventura do agente de Hunt. Destaque para a sequência eletrizante de um ataque ao comboio da IMF em uma ponte.

J.J, Abrams deu um fôlego extra para a série. Em "Missão: Impossível - Protocolo Fantasma" (2011), ele atacou de produtor, escalou Brad Bird na direção (em seu primeiro trabalho live action após fazer ótimas animações, como "Os Incríveis", "Ratatouille" e "Gigante de Ferro") e manteve o prestígio da saga.

A quarta parte é a mais divertida dos filmes, graças a presença caricata de Simon Pegg e das missões e ações que estão mais desastrosas. Além da conspiração que extermina a tal agência de espionagem (IMF), o que obriga a equipe de Hunt acionar o ‘Protocolo Fantasma’, quase tudo sai de forma inesperada e errada, o que valoriza o suspense e deixa a história mais descontraída. Destaque para a cena em que Tom Cruise escala o prédio mais alto do mundo, em Dubai.

E para quem curte explosões, tiroteios e situações tensas protagonizadas pelo agente Ethan Hunt, a missão agora é aguardar a quinta parte da série. E viva o entretenimento!

Missão: Impossível (Mission: Impossible)
EUA, 1996 – 110 minutos
Ação
Direção: Brian De Palma
Roteiro: David Koepp e Robert Towne, baseado em estória de David Koepp e Steven Zaillian
Elenco: Tom Cruise, Emmanuelle Béart, Jon Voight, Henry Czerny.
Cotação: * * * *

Missão: Impossível 2 (Mission: Impossible 2)
EUA, 2000 – 126 minutos
Ação
Direção: John Woo
Roteiro: Robert Towne
Elenco: Tom Cruise, Ving Rhames, William R. Mapother, Anthony Hopkins.
Cotação: * * *

Missão: Impossível III (Mission: Impossible III)
EUA, 2006 – 126 minutos
Ação
Direção: J.J. Abrams
Roteiro: Alex Kurtzman, Roberto Orci, J.J. Abrams
Elenco: Tom Cruise, Ving Rhames, Keri Russell, Philip Seymour Hoffman, Bahar Soomekh, Laurence Fishburne, Billy Crudup, Simon Pegg, Michelle Monaghan, Jonathan Rhys Meyers, Maggie Q, Sasha Alexander, Greg Grunberg, Michael Berry Jr.
Cotação: * * * *

Missão: Impossível 4 - Protocolo Fantasma (Mission: Impossible - Ghost Protocol)
EUA, 2011 – 133 minutos
Ação
Direção: Brad Bird
Roteiro: André Nemec, Josh Appelbaum
Elenco: Tom Cruise, Jeremy Renner, Paula Patton, Simon Pegg, Michael Nyqvist, Léa Seydoux, Josh Holloway
Cotação: * * * *