domingo, 6 de janeiro de 2013

Besouro Verde

“Besouro Verde” foi criado por George W. Trendle para um programa de rádio, na década de 30. Mais tarde, nos anos 40 e 60, a idéia se tornou série de TV e, agora, virou longa-metragem. Esta adaptação, embora oscile bons e fracos momentos, deixa a desejar, principalmente, pelo protagonista e sua canastrice irritante.
 
O playboy e egocêntrico Britt Reid (Seth Rogen), herdeiro de um grande jornal dos EUA, e seu empregado Kato (Jay Chou), especialista em artes marciais e criador de ‘super engenhocas’, decidem, sem explicações plausíveis, formar uma dupla de heróis para combater o crime. Para que todos saibam da existência de seus ‘alteregos’, Reid utiliza seu jornal para promovê-los, o que chama a atenção de um traficante local.
 
“Besouro Verde” utiliza os estereótipos do gênero para contextualizar sua estória, o que faz do filme uma colcha de retalhos de clichês. Isso não é ruim, mas torna-se ruim devido ao roteiro que é mal trabalhado. Reflexo disso é seu ritmo instável e pouco atraente. O início é legal, o miolo não engrena e só no clímax o longa fica realmente bom. O humor também está presente, mas também é inconstante e poucas gags funcionam.
 
Uma das falhas do script é a falta de um desenvolvimento melhor dos personagens que mereciam mais atenção, como Kato (o verdadeiro herói com incríveis habilidades) e o irônico vilão Chudnofsky, bem caracterizado por Christoph Waltz. Há, também, reviravoltas que não empolgam (a manipulação de notícias podia ser mais bem explorada) e dramas em torno do ‘pseudo-ego-justiceiro’ que não convencem.
 
Falando no protagonista Britt, sua arrogância e seus berros fazem dele uma figura antipática. Ainda que as boas cenas de ação sejam o filé da produção (sempre com o imponente carro preto), faltou mais maturidade ao longa, tanto por parte do roteiro como da direção de Michel Gondry (“Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças”). E a Cameron Diaz? Pena que foi, basicamente, uma garota propaganda.
 
Besouro Verde (The Green Hornet)
EUA, 2011 - 120 minutos
Aventura
Direção: Michel Gondry
Roteiro: Seth Rogen, Evan Goldberg
Elenco: Seth Roge, Jay Chou, Cameron Diaz, Tom Wilkinson, Christoph Waltz, David Harbour, Edward James Olmos, Jamie Harris, Chad Coleman, Edward Furlong
Cotação: * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário