segunda-feira, 15 de julho de 2013

Meu namorado é um zumbi

A criatividade tem rondado o subgênero 'mortos-vivos'. Filmes com focos diferenciados sobre o caos global têm dado novo fôlego aos 'andantes esfomeados'. "Meu namorado é um zumbi" talvez seja o que mais distorce o 'conceito zumbi' disseminado pelas produções de terror e surpreende ao inverter valores que retratam o tal apocalipse.

A trama fala de R (Nicholas Hoult), um zumbi que mantém sua rotina diária de procurar pessoas vivas para se alimentar. Quando devora o cérebro do namorado da humana Julie (Teresa Palmer), R absorve suas lembranças e acaba se apaixonando pela moça. Ela, por sua vez, acredita nos sentimentos de R e, juntos, buscam o que seria impossível: uma cura para a epidemia que devastou a humanidade.

A premissa, inicialmente, é difícil de engolir, mas se dermos uma chance à sua proposta descobrimos que o filme é palatável e recheado de reflexões simples e originais. O roteiro mantém algumas características do 'zumbi' (a fome, a agressividade e os trejeitos típicos estão presentes), foge de alguns detalhes (há uma humanização dos monstrengos) e aposta em uma atmosfera esperançosa no intuito de apresentar soluções ao eminente caos.

A produção é uma sátira sobre os 'mortos-vivos' com pitadas de terror e com humor rasteiro eficiente que foge do besteirol. À medida que o roteiro aprofunda no relacionamento entre os protagonistas, o longa ganha contornos dramáticos e românticos (nada piegas) excentricamente interessantes. A partir daí, uma série de acontecimentos traçam a moral da estória que culmina em um clímax reflexivo, ainda que politicamente correto. Tudo isso é acompanhado por uma trilha sonora contagiante e ditado por um ritmo agradável.

Enfim, os atores estão 'ok', a direção Jonathan Levine é segura e o filme não tem pretensões ambiciosas, ainda que não decepcione no visual apocalíptico e no suspense. A magia de "Meu namorado é um zumbi" só funcionará se o espectador estiver disposto a assisti-lo com 'outros olhos' evitando comparações puristas. Caso contrário, o longa pode não ser digerível.

Meu namorado é um zumbi (Warm Bodies)
EUA, 2013 - 98 min.
Comédia / Drama / Romance / Suspense
Direção: Jonathan Levine
Roteiro: Jonathan Levine, Isaac Marion
Elenco: Nicholas Hoult, Teresa Palmer, John Malkovich, Analeigh Tipton, Rob Corddry, Dave Franco, Cory Hardrict
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário