domingo, 2 de março de 2014

12 Anos de Escravidão

Filmes sobre racismo e escravidão são sempre carregados de tristeza devido a brutalidade cometida, principalmente contra os negros. "12 Anos de Escravidão", inspirado em fatos reais sobre um músico negro livre que, injustamente, se torna escravo, é mais uma produção que aborda as mazelas que mancharam a história da humanidade, porém o que faz ser uma produção poderosa é sua eficiente realização.
 
O longa é um deslumbre em talento e apuro visual. A direção firme e realista de Steve McQueen transforma o pragmatismo narrativo em dramaticidade documentalmente perturbadora. O elenco é outro ponto favorável, com ênfase na atuação de Chiwetel Ejiofor que nos faz emocionar com sua simplicidade frente ao sacrifício que lhe é imposto para interpretar duras cenas de discriminação.
 
A trama é contornada por um ritmo intenso e por agonizantes momentos de violência que traz longos planos de sofrimento e luta pela sobrevivência, como numa nervosa cena de um enforcamento ou de uma cruel sequências de chibatadas. Além disso, há uma fotografia arrebatadora que apresenta tons esperançosos e, ao mesmo tempo, faz um estilo 'cosmética da fome' (uma espécie de transformação das enfermidade em algo politicamente fascinante, emocionante e artístico).
 
"12 Anos de Escravidão" não pretende ser surpreendente ou mostrar algo novo. Sua diegese é chocar e incomodar o espectador com um grito de 'basta' no racismo que, de uma forma ou de outra, existe até hoje e insiste em desrespeitar as pessoas e brincar com suas liberdades.
 
12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)
EUA, 2013 - 133 min.
Drama
Direção: Steve McQueen
Roteiro: John Ridley
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Benedict Cumberbatch, Brad Pitt, Michael Fassbender, Paul Dano, Quvenzhané Wallis, Sarah Paulson, Paul Giamatti, Garret Dillahunt, Michael K. Williams, Taran Killam, Alfre Woodard, Lupita Nyong'o
Cotação: * * * * *
 
Termômetro:
- Humor: *
- Drama: * * * * * *
- Romance: * *
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: *
- Policial: *
- Suspense: * * *
- Sexualidade: * * *
- Escatologia: * *
- Violência: * * * * *
- Efeitos especiais: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário