segunda-feira, 27 de junho de 2016

Espiritualidade no cinema‏

Nos últimos anos, uma onda de filmes com temáticas religiosas (grande parte evangélicos) tem chamado a atenção. Além da pegada mística, algumas produções investem na qualidade da execução e, sobretudo, calcam os ideais beáticos em histórias inspiradas em fatos reais, o que torna o grande gancho para disseminar e/ou pregar a religiosidade por meio do cinema.

É preciso entender que a maioria dessas produções tem o propósito de valorizar suas crenças e demonstrar o poder da oração e da fé na vida das pessoas. Por isso, é necessário irrelevar algumas inserções de peculiaridades do tema que possam soar forçadas. A discussão em questão é o exercício da espiritualidade, independente da religião, baseado em uma boa história.
 


Os longas baseados em fatos reais tendem a atiçar a curiosidade do público justamente por sua incrível premissa. A retratação de um episódio verídico geralmente nos contagia pelo simples fato de o cinema dramatizar os pré acontecimentos de uma história que sabemos o seu fim. É o caso de "Milagres do paraíso" e "90 minutos no paraíso", os dois últimos filmes do assunto que assisti.

Em ambos os filmes, há relatos de experiências pós-morte. Tais alegações só foram reveladas por causa de uma ressuscitação, o que também se configura um milagre. E quando uma dádiva acontece, os valores religiosos se revigoram e borbulham em orações para agradecer a Deus sobre o fenômeno quase sempre inexplicável. Nos filmes, todos os protagonistas tendem a ter recaídas espirituais para, depois, renovarem a fé após vivenciarem os tais milagres.
 
"Milagres d
o paraíso" conta a história de uma garotinha que desenvolve uma doença rara e incurável. Seus intestinos param de se comunicar com o resto  do corpo. O único tratamento é o da contenção da dor. Depois de um acontecimento, a garota inexplicavelmente se cura.

"90 minutos no paraíso" também possui uma pegada pra lá de dolorosa. Um homem é dado como morto por oficiais de resgate depois um grave acidente de carro. Após um pastor, que passava por ali, rezar pelo falecido, inexplicavelmente, o homem ressuscita. Daí em diante, o sacrifício para sobreviver se tornam o maior trunfo daquele que renovou a fé e voltou para descrever toda a sofrida jornada em um best seller.

Dor, desesperança, sofrimento, sacrifício, doença e morte são palavras chaves recorrentes nos roteiros sobre temas religiosos. Esses conceitos são tratados como vilões, seja pela falta da fé, nos 'por quês' da vida ou  na dor que enfraquece, em todos os sentidos, o ser humano. Em contrapartida, há diversas outras palavras que representam a força motriz dos heróis, como crença, oração, esperança, fé e Deus, seja por comemorar a felicidade provido de orações, o poder da cura que a medicina não consegue explicar ou pelo simples fato do conforto de se acreditar em uma divindade suprema.

Se é com o bem que se combate todo o mal, considera-se que os protagonistas são, ao mesmo tempo, os vilões, por causa de suas recaídas, e os herois, por se tornarem vitoriosos em seus episódios graças a sua força em acreditar que algo maior pode mudar tudo. Basicamente, é a espiritualidade de cada um que rege a fé e a força de mudança de qualquer indivíduo.

"Milagres do paraíso" e "90 minutos no paraíso" são exemplos de que a insistência pela vida e o poder de superação está muito além de uma simples reza. Está, sobretudo, ligado a diversas pessoas que nos ajudam a encontrar a felicidade ou a ter uma melhor fé, seja na dor e na doença, na alegria e na tristeza.


Outros filmes recentes com temática religiosa:
- Você acredita?
- À prova de fogo
- O céu é de verdade
- Deus não está morto
- Êxodo: Deuses e Reis
- Cartas para Deus
- Desafiando gigantes