sábado, 16 de dezembro de 2017

Extraordinário

"Extraordinário" é, de fato, extraordinário! O filme, inspirado em romance escrito por R.J. Palacio, em 2012, é moralista sem ser apelativo, é melodramático sem ser exagerado e é emocionante sem ser piegas.
 
A narrativa fala do garoto August Pullman ou Auggie, que possui o rosto deformado por dezenas de cirurgias ao ter nascido com uma desordem craniofacial congênita. Aos 10 anos de idade, ele é uma criança inteligente e saudável que encara a vida escolar pela primeira vez, onde sofre preconceitos e, o termo que está na moda, bullying.

"Extraordinário" é um estudo das relações humanas focado na amizade e na família. Há a inevitável presença do bullying, que acaba se tornando pano de fundo à medida que a trama se aprofunda nos laços que o garoto faz com as pessoas ao seu redor.

A estrutura e a linguagem do filme são simples e o roteiro de Steve Conrad provoca o espectador de maneira sensível sem ser cruel, mas sempre com impacto. O triunfo narrativo não fica apenas focalizado na dramaticidade do garoto perante a intolerância e na sua visão lúdica e bem humorada do mundo (há uma bela homenagem a "Star Wars"). A empatia pela situação de Auggie vem das pessoas que o cercam.
 
Todas as subtramas, separadas por capítulos, surgem em momentos pontuais e convergem para a construção da 'lição de vida'. É fácil nos identificarmos com a carência da compreensiva irmã de Auggie; com o arrependimento do amigo ao 'dizer bobagens' pelas costas, pela luta da mãe que dedica sua vida para cuidar de Auggie e, até mesmo, com o comportamento da cachorrinha de estimação que só está ali para valorizar o conceito de amor e de amizade.
 
Tudo se interliga ao garoto de forma sensível e edificante e faz com que ele ganhe forças para encarar o mundo sem esconder seu rosto em um capacete de astronauta e sem ocultar sua personalidade. O respeito não se conquista pela aparência, mas com o coração, e essa vitória é representada por uma cena à beira de um lago genuinamente comovente que transmite o alívio de Auggie ao atingir um grande objetivo.
 
"Extraordinário" é um pouco previsível, é verdade, mas isso não tira o mérito de ser redondinho e emocionalmente inspirador. As lágrimas e os bons arrepios, aqui, se devem a uma direção delicada de Stephen Chbosky ("As Vantagens de Ser Invisível") e, sobretudo, das boas atuações do elenco, em especial de Jacob Tremblay, que apareceu no elogiado "O Quarto de Jack". Dê um Oscar a esse garoto!
 
Extraordinário (Wonder)
2017, EUA – 114 minutos
Drama
Direção: Stephen Chbosky
Roteiro: Steve Conrad
Elenco: Jacob Tremblay, Julia Roberts, Mandy Patinkin, Owen Wilson, Ali Liebert, Bryce Gheisar, Danielle Rose Russell, Daveed Diggs, Elle McKinnon, Izabela Vidovic, Sônia Braga
Cotação: * * * * *