quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

O estrangeiro

Embora tenha Jackie Chan como protagonista, "O estrangeiro" está longe de ter a irreverência costumeira do ator em filmes de ação. Aqui, Chan entrega uma performance dramática notável em um longa que possui bom elenco (ainda há a presença de Pierce Brosnan) e boa direção de Martin Campbell, mas derrapa em um roteiro frágil que desperdiça premissas interessantes.

A trama começa de maneira intensa com um ataque terrorista na Inglaterra que mata a filha de Quan (Chan), dono de um típico restaurante chinês em Londres. Apesar da falta de informações e da dificuldade das autoridades em achar os culpados, Quan desconfia que um político (Liam Hennessy - interpretado por Brosnan) está relacionado ao atentado e o inferniza até que os nomes dos responsáveis pelo incidente sejam revelados.

O roteiro sugere duas linhas narrativas: a convencional busca por vingança e uma promissora (só que não) conspiração política. Entretanto, há uma fragilidade em aliar os enredos e isso gera furos, soluções repentinas (ou Deus ex machina) e situações mal desenvolvidas que investem em argumentos inconvincentes para dar seguimento na história.

Entendemos as motivações de Quan, principalmente por seu passado recente. No entanto, ele revela ser um 'super soldado'! Há pouquíssimas explicações sobre sua trajetória para ser o que é, o que prejudica seu desenvolvimento. Se desligarmos o cérebro, nem vamos importar tanto por Quan ser um mago da esperteza e um especialista em artes marciais (é o típico clichê de orientais no cinema ocidental).

Assim, também, é a situação de Liam, que infantilmente revela fazer parte de uma organização (em que todos sabem a procedência e 'ninguém faz nada') e acaba pagando um alto preço apenas por ter alguma associação com ela. Ele é um 'quase vilão' que opta por decisões inconsequentes e não se esforça para tentar resolver o problema de forma racional.

O destaque de "O estrangeiro" é a competente atuação de Jackie Chan. Seu semblante frio e depressivo nos faz acreditar em seu drama criando consentimento e empatia do espectador para com seu personagem. Suas cenas de ação, embora merecesse uma edição melhor, são bem coreografadas e tem bom ritmo, ainda que não tenha o humor peculiar de seus filmes. Enfim, por Jackie Chan vale uma espiada.
 
O estrangeiro (The Foreigner)
2017, EUA/CHI/GRA – 120 minutos
Drama / Ação
Direção: Martin Campbell 
Roteiro: David Marconi
Elenco: Jackie Chan, Katie Leung, Pierce Brosnan, Tao Liu, Dan Twine, Dermot Crowley,
Dilyana Bouklieva, Jorge Leon Martinez, Lasco Atkins, Lee Nicholas Harris
Cotação: * *