domingo, 19 de fevereiro de 2012

Um beijo roubado

“Um beijo roubado” é o tipo do filme que conquista o espectador por sua simplicidade e o encanta pela sensibilidade em sua realização. E é isso o que importa neste drama que tem cara de romance, transformar uma modesta história de amor em uma experiência humanamente fascinante.

Dirigido pelo chinês Wong Kar Wai (“Amor à flor da pele”), em seu primeiro projeto de língua estrangeira, a produção traz ‘dramas populares’ que são contados pelo ponto de vista de uma garçonete. Aqui, as luzes estão voltadas para os coadjuvantes que, em um segundo ato do bom roteiro, inspiram a protagonista a organizar sua vida após um fracasso amoroso e a traçar seu destino.


A direção sutil de Wong Kar Wai, a bela fotografia, o ótimo elenco e a trilha sonora marcante não deixam o ritmo cair um só momento e mantêm sempre a atenção do espectador. Destaque para a cantora Norah Jones que se saiu bem em sua estreia no cinema em interpretar uma personagem que traz inocência, compreensão e perseverança. Talvez este último adjetivo seja a energia que faz a produção ser arrebatadora.


O filme é como uma saborosa torta de bluberry: há sempre um ensaio romântico antes de comê-la, tem um recheio maravilhoso e ficamos com vontade de repetir após o último pedaço. Assim é o longa: é bonito e traz sabores complexos em seu miolo que são envolvidos em cascas que levam pitadas de acasos e expectativas de ‘beijos roubados’.


Um beijo roubado (My Blueberry Nights)
EUA, 2007 - 111 minutos
Drama / Romance
Direção: Wong Kar Wai
Roteiro: Wong Kar Wai e Lawrence Block
Elenco: Norah Jones, Jude Law, Rachel Weisz, Natalie Portman, David Strathairn, Cat Power, Frankie Faison
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * * *