domingo, 30 de setembro de 2012

O procurado

Mais uma vez, esqueça a existência da física, não leve nada a sério e divirta-se com este filme que traz as melhores cenas de ação desde “Matrix Reloaded”. “O procurado” tem todos os ingredientes de um ‘lixo’ hollywoodiano e se destaca pela forma que foi produzido.

O longa é repleto de absurdos e isso faz parte de sua proposta, já que é inspirado em uma minissérie em quadrinhos do roteirista Mark Millar e do desenhista J.G. Jones. Por incrível que pareça, o exagero e o bom humor são os maiores trunfos do filme, que trabalha os clichês do gênero de maneira interessante misturando cenas de ação estilosas demasiadamente divertidas, como perseguições alucinantes e armas que dão ‘tiros de trivela’.

A premissa é trivial: cara com emprego miserável tem uma vida estressante e ainda tem que aguentar a infidelidade da mulher que faz sexo com seu colega de trabalho. A ação começa para o protagonista quando ele descobre ser herdeiro de um dos maiores assassinos do mundo e acaba no meio de uma conspiração.

É o típico filme despretensioso que não deixa o espectador ‘respirar’. Câmeras ora lentas ora rápidas, utilização de vários planos e close-ups, efeitos visuais apurados e detalhes criativos na edição ajudam a ditar o ritmo frenético da narrativa. Inclusive, foram essas características que ajudaram a alavancar o prestígio do diretor Timur Bekmambetov, que se destacou pelas boas sacadas em “Guardiões da Noite”.

Enfim, qualquer semelhança com anti-heróis ou “Matrix” é pura coincidência. Se você não gostou do filme ou deste texto, como diria o protagonista Wesley Gibson, “I’m sorry”! Viva o entretenimento!

O procurado (Wanted)
EUA/ALE, 2008 - 110 minutos
Ação
Direção: Timur Bekmambetov
Roteiro: Derek Hass, Michael Brandt, Chris Morgan, baseado na HQ de Mark Millar e J.G. Jones
Elenco: James McAvoy, Angelina Jolie, Morgan Freeman, Common, Terence Stamp, Thomas Kretschmann
Cotação: * * * *