quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Capitão Phillips

É impressionante a eficiência que tem o diretor Paul Greengrass em reproduzir acontecimentos reais. Em “Capitão Phillips”, filme inspirado em fatos verídicos que mostra o sequestro do personagem título provocado por piratas somalianos, Paul resgata sua pegada de “Voo United 93” e faz um retrato realista do tal evento com altas doses de suspense ininterrupto.

O bom roteiro é objetivo na construção da atmosfera 'pré acontecimento' e logo desenvolve as ações em um ritmo intenso. As cenas são orquestradas com inteligência e detalhismo de procedimentos com contornos extremamente tensos, vide a perseguição marítima e a invasão dos piratas ao navio cargueiro na primeira hora que são sensacionais.

A dramaticidade entre sequestrador e sequestrado impera na narrativa em sua segunda metade de forma nervosa e é em meio a isso que vemos os shows de interpretações de Tom Hanks e do somaliano Barkhad Abdi, que foi indicado ao Oscar 2014 como melhor ator coadjuvante.

Impossível não se emocionar com o alívio de Phillips no desfecho do longa. Certamente, "Capitão Phillips" é um dos melhores filmes de 2013.

Capitão Phillips (Captain Phillips)
EUA, 2013 - 134 minutos
Suspense / Drama
Direção: Paul Greengrass
Roteiro: Billy Ray, Richard Phillips (livro), Stephan Talty (livro)
Elenco: Tom Hanks, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman, Faysal Ahmed, Mahat M. Ali, Michael Chernus, Catherine Keener, David Warshofsky, Corey Johnson, Chris Mulkey, Yul Vazquez, Max Martini
Cotação: * * * * *

Termômetro:
- Humor: *
- Drama: * * * * * 
- Romance: * 
- Fantasia: *
- Ação / Aventura: * * *
- Suspense: * * * * *
- Sexualidade: *
- Escatologia: *
- Violência: * * *
- Efeitos especiais: *

Nenhum comentário:

Postar um comentário