domingo, 12 de outubro de 2014

Annabelle

"Annabelle" é um prelúdio de "Invocação do Mal", de James Wan, que, aqui assina o cargo de produtor. A história fala da estranha boneca, que dá nome ao filme, que aparece no museu dos demonólogos Ed e Lorraine Warren nos anos 70. Ainda que Annabelle tenha sido um detalhe narrativo de "Invocação do Mal", ambos possuem histórias independentes e não é necessário ver um para entender o outro.

Dirigido por John R. Leonetti, seu trabalho incorpora, assim como seu antecessor, a pegada clássica das fitas de terror e funciona de forma bastante satisfatória. Como o assunto é a presença de espíritos demoníacos que rondam os protagonistas, não há como fugir de clichês temáticos.

Isso, no entanto, não atrapalha em nada, pelo contrário, o lugar-comum ajuda a criar a ótima atmosfera aterrorizante e faz o espectador se contagiar com a narrativa. Claro, não podemos nos esquecer da direção firme de Leonetti que dosa bem a inserção do sobrenatural na trama, faz boas referências a outros exemplares do gênero e arquiteta bem os inúmeros momentos de tensão e sustos imprevisíveis quem dão calafrios na espinha.

Outro ponto favorável é a boa fotografia que dá um tratamento visual assombroso à boneca. Quando é focalizada pela câmera, sempre em tomadas longas e lentas, sua presença estática, seu olhar perturbador e semblante realista feiamente misterioso ajudam a proporcionar cenas com auras ainda mais assustadoras. 

A conexão com "Invocação do Mal" em seu terceiro ato é sutil, o que deixa a sensação de que haverá uma sequência para explicar como Ed e Lorraine Warren adquiriram a tal boneca. Até o momento, "Annabelle" é o melhor exemplar de terror de 2014.

Annabelle
EUA, 2014 - 98 min.
Terror
Direção: John R. Leonetti
Roteiro: Gary Dauberman
Elenco: Annabelle Wallis, Ward Horton, Tony Amendola, Alfre Woodard, Joseph Bishara
Cotação: * * * *

Termômetro:
- Humor: *
- Drama: * * *
- Romance: * *
- Fantasia: * * * *
- Ação / Aventura: *
- Policial: *
- Suspense: * * * * *
- Sexualidade: *
- Escatologia: *
- Violência: * *
- Efeitos especiais: * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário