terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Oscar 2017 – Indicados e favoritos

A 89ª edição do Oscar está chegando e a cerimônia promete não surpreender tanto. O motivo? Digo em alto e bom som: “LA LA LAND”! O filme é o recordista de indicações, 14 no total, e entrou para o seleto grupo que consegui alcançar tal façanha: “A malvada” (1950) e “Titanic” (1997).
 
O musical dirigido por Damien Chazelle têm ganhado uma avalanche de prêmios em outros festivais e é favorito em quase tudo. Inclusive, ele terá a chance de se tornar o maior recordista caso abocanhe 12 estatuetas ou mais. O recorde que uma produção conseguiu ganhar foi 11 Oscars. Os únicos que conseguiram esse feito foram “Ben-Hur” (1959), “Titanic” e “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei” (2003).


Confira todos os filmes que concorrem na categoria principal e suas chances de Oscar: (lista classificada por ordem de quantidade de indicações)
 
La La Land – Cantando Estações: um filme que resgata a nostalgia dos musicais da Era de Ouro em Hollywood. É o grande favorito de 2017. Dirigido por Damien Chazelle, “La La Land” é um longa recheado de harmonia técnica e belos números musicais. A trama fala do romance entre dois aspirantes ao estrelato em Los Angeles. Enquanto ele busca sucesso com jazz, ela espera por uma chance para se tornar atriz em Hollywood. O problema é que a paixão entre os dois pode atrapalhar seus objetivos. O roteiro é leve e proporciona boas reflexões sobre perdas e ganhos e, principalmente, sobre a insistência em realizar um sonho.
 
Indicações: 14 - filme, diretor, atriz (Emma Stone), ator (Ryan Gosling), roteiro original, canção (2 concorrem na mesma categoria) fotografia, figurino, mixagem de som, edição de som, design de produção, edição e trilha sonora.

Chance de Oscar: quase tudo. O filme entra forte em todas as categorias.
 
Pode surpreender: -

Injustiça: não há.
 
---
 
http://cinetrixfilmes.blogspot.com.br/2017/02/moonlight-sob-luz-do-luar.html Moonlight - Sob a Luz do Luar: é uma singela história de amor repleta de muita tristeza e solidão. O filme acompanha o introspectivo protagonista nas três fases da vida: infância, adolescência e adulta. Em todas as fases ele sofre com o drama da mãe drogada e com o bullying na escola. No entanto, é em sua fase intermediária, onde ocorrem decisões e descobertas, que o roteiro molda o protagonista para a vida adulta em um consistente estudo de personagem muito bem dirigido e escrito por Barry Jenkins.
 
Indicações: 8 - filme, diretor, ator coadjuvante (Mahershala Ali), atriz coadjuvante (Naomie Haris), roteiro adaptado, fotografia, edição e trilha sonora.

Chance de Oscar: roteiro adaptado e ator coadjuvante. O ator Mahershala Ali tem liderado as apostas para levar a estatueta.


Pode surpreender: diretor, atriz coadjuvante e fotografia.

Injustiça: não há.
 
---
 
A chegada: filme muito bem dirigido por Denis Villeneuve que fala de chegada de uma nave interplanetária a Terra. Parece, mas não é uma invasão alienígena. O objetivo dos extraterrestres é transmitir um alerta aos humanos cuja linguagem e os estranhos signos são estudados por uma especialista em linguística. Ela deverá desvendar o porquê da ilustre visita. Muita tensão e mistério em uma inteligente ficção científica nada convencional.
 
Indicações: 8 - filme, diretor, roteiro adaptado, fotografia, mixagem de som, edição de som, design de produção e edição.

Chance de Oscar: quase zero, mas não seria nada injusto caso ganhe pelo roteiro adaptado e pela fotografia.
 
Pode surpreender: roteiro adaptado.

Injustiça: Amy Adams não ter sido indicada para melhor atriz.
 
---

Lion: uma jornada para casa: inspirados em fatos reais, “Lion” é um filme sobre perda e busca de origens. Na trama, um garotinho indiano se perde da família e andarilha pelo submundo da Índia. Adotado por um casal australiano, ele cresce com a nova família e se esquece de seu passado. É na fase adulta que o personagem fica obcecado em saber do seu passado e sai a procura de seus parentes biológicos. É um belo longa que faz o espectador se emocionar com um clímax arrebatador!
 
Indicações: 6 - filme, ator coadjuvante (Dev Patel), atriz coadjuvante (Nicole Kidman), roteiro adaptado, fotografia e trilha sonora.

Chance de Oscar: fotografia. O filme venceu o prêmio da Sociedade Americana de Diretores de Fotografia e embolou a disputa na categoria. Não me surpreenderia se Dev Patel levar a estatueta de ator coadjuvante.
 
Pode surpreender: ator coadjuvante.

Injustiça: o diretor Garth Davis merecia uma indicação.
 
---
 
Manchester à beira mar: é um filme sobre rotinas, perdas e recomeço. A narrativa gira em torno do cotidiano de um zelador que é bastante introspectivo e de pavio curto. Sua vida ‘muda’ ao saber da morte do irmão e que será tutor de seu sobrinho. O que mais importa no longa é saber o porque de o protagonista ter um comportamento tão reprimido. O roteiro encarrega de revelar seu passado via flashbacks em situações dramáticas bem resolvidas pelo diretor Kenneth Lonergan.
 
Indicações: 6 - filme, diretor, ator (Casey Affleck), ator coadjuvante (Lucas Hedges), atriz coadjuvante (Michelle Williams) e roteiro original.

Chance de Oscar: ator.


Pode surpreender: ator coadjuvante e roteiro original.

Injustiça: não há.
 
---

Até o último homem: após quase 10 anos, Mel Gibson retorna ao cinema como diretor em um filme. Desta vez conduz uma produção inspirada em fatos reais sobre um soldado médico que foi para o confronto sangrento contra os japoneses na Batalha de Okinawa, em 1945, pela Segunda Guerra Mundial, sem pegar em uma arma e se tornou herói. O soldado é Desmond T. Doss, o primeiro Opositor Consciente da história norte-americana a receber a Medalha de Honra do Congresso por salvar dezenas de vidas. O que vale aqui é a segunda metade do longa quando presenciamos um realismo impressionante nas cenas de guerra regadas com bastante tensão e sanguinolência.
 
Indicações: 6 - filme, diretor, ator (Andrew Garfield), mixagem de som, edição de som e edição.

Chance de Oscar: somente nas categorias técnicas.
 
Pode surpreender: edição, edição de som e mixagem de som.

Injustiça: não há.
 
---
 
Um limite entre nós: longa dirigido e estrelado por Denzel Washington toca na ferida de muita gente por trazer complexas discussões familiares. O roteiro, baseado em peça teatral homônima, retrata a forte personalidade de um jogador de beisebol aposentado e alcoólatra que sobrevive como coletor de lixo. Por causa de seu comportamento egocêntrico e uma 'recaída', o protagonista pode por tudo a perder em conversas litigiosas recheadas de excelentes diálogos e interpretações inspiradíssimas.
 
Indicações: 4 - filme, ator (Denzel Washington), atriz coadjuvante (Viola Davis) e roteiro adaptado.

Chance de Oscar: Viola Davis é a grande favorita para levar o prêmio de atriz coadjuvante.
 
Pode surpreender: -

Injustiça: não há.
 
---
 
Estrelas além do tempo: uma história pouco conhecida é adaptada para o cinema em um filme inspirador. "Estrelas além do tempo" narra a luta de três cientistas negras da Nasa cujo trabalho que exercem foi primordial para que os EUA obtivessem sucesso na corrida espacial em plena Guerra Fria. O que se torna motivador é a garra que todas têm em conquistar respeito e ao se superarem profissionalmente no campo da engenharia e da matemática. Apesar de a atmosfera ter um tom opressivo, o bom humor sempre prevalece nesta produção dirigida de maneira correta por Theodore Melfi.
 
Indicações: 3 - filme, atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e roteiro adaptado.

Chance de Oscar: quase zero.
 
Pode surpreender: -

Injustiça: não há.
 
---
 
A qualquer custo: é um faroeste contemporâneo que retrata as ações de dois irmãos que roubam pequenos bancos no Texas ao mesmo tempo que são perseguidos por uma dupla de xerifes. O roteiro, com muitos diálogos afiados, resgata e critica o conceito do famoso american way of life. O diretor David Mackenzie fez um trabalho eficiente ao construir bons momentos dramáticos e ao inserir pontualmente a ação 'gato-e-rato' na trama. 
 
Indicações: 3 - filme, ator coadjuvante (Jeff Bridges) e edição.

Chance de Oscar: quase zero.


Pode surpreender: -

Injustiça: não há.
 
---
 
Confira as demais categorias:
 
Melhor Diretor
* Denis Villeneuve - A Chegada
* Mel Gibson - Até o Último Homem
* Damien Chazelle - La La Land: Cantando Estações (Na torcida/Quem leva)
* Kenneth Lonergan - Manchester à Beira-Mar
* Barry Jenkins - Moonlight: Sob a Luz do Luar (Pode surpreender)
 
Melhor Atriz
* Isabelle Huppert - Elle (Quem leva)
* Ruth Negga - Loving
* Natalie Portman - Jackie
* Emma Stone - La La Land: Cantando Estações (Na torcida)
* Meryl Streep - Florence: Quem é Essa Mulher?
 
Melhor Ator
* Casey Affleck - Manchester à Beira-Mar (Quem leva)
* Andrew Garfield - Até o Último Homem
* Ryan Gosling - La La Land: Cantando Estações (Na torcida)
* Viggo Mortensen - Capitão Fantástico
* Denzel Washington - Um Limite Entre Nós (Pode surpreender)
 
Melhor Ator Coadjuvante
* Mahershala Ali - Moonlight: Sob a Luz do Luar (Na torcida/Quem leva)
* Jeff Bridges - A Qualquer Custo
* Lucas Hedges - Manchester à Beira-Mar (Pode surpreender)
* Dev Patel - Lion: Uma Jornada para Casa
* Michael Shannon - Animais Noturnos
 
Melhor Atriz Coadjuvante
* Viola Davis - Um Limite Entre Nós (Na torcida/Quem leva)
* Naomie Haris - Moonlight: Sob a Luz do Luar (Pode surpreender)
* Nicole Kidman - Lion: Uma Jornada para Casa
* Octavia Spencer - Estrelas Além do Tempo
* Michelle Williams - Manchester à Beira-Mar
 
Melhor Roteiro Original
* Taylor Sheridan - A Qualquer Custo
* Damien Chazelle - La La Land: Cantando Estações (Na torcida/Quem leva)
* Yorgos Lanthimos e Efthimis Filippou - The Lobster (Pode surpreender)
* Kenneth Lonergan - Manchester à Beira-Mar (Pode surpreender)
* Mike Mills - 20th Century Women
 
 Melhor Roteiro Adaptado
* Eric Heisserer - A Chegada (Pode surpreender)
* August Wilson - Um Limite Entre Nós
* Allison Schroeder e Theodore Melfi - Estrelas Além do Tempo
* Luke Davis - Lion: Uma Jornada para Casa (Na torcida)
* Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney - Moonlight: Sob a Luz do Luar (Quem leva)
 
Melhor Animação
* Kubo e as Cordas Mágicas
* Moana: Um Mar de Aventuras
* Minha Vida de Abobrinha
* A Tartaruga Vermelha (Pode surpreender)
* Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (Na torcida/Quem leva)

Melhor Longa Estrangeiro
* Terra de Minas (Dinamarca)
* A Man Called Ove (Suécia)
* O Apartamento (Irã) (Quem leva)
* Tanna (Austrália)
* Toni Erdmann (Alemanha) (Pode surpreender)
 
Melhor Canção Original
* "Audition (The Fools Who Dream)" | Música de Justin Hurwitz, canção de Benj Pasek e Justin Paul - La La Land: Cantando Estações
* "Can't Stop the Feeling" | Música e canção de Justin Timberlake, Max Martin e Karl Johan Schuster - Trolls (Pode surpreender)
* "City of Stars" | Música de Justin Hurwitz, canção de Benj Pasek e Justin Paul - La La Land: Cantando Estações (Na torcida/Quem leva)
* "The Empty Chair" | Música e canção de J. Ralph e Sting - Jim: The James Foley Story
* "How Far I'll Go" | Música e canção de Lin-Manuel Miranda - Moana: Um Mar de Aventuras
 
Melhor Fotografia
* Bradford Young - A Chegada
* Linus Sandgren - La La Land: Cantando Estações (Na torcida/Quem leva)
* Greig Fraser - Lion: Uma Jornada para Casa (Pode surpreender)
* James Laxton - Moonlight: Sob a Luz do Luar (Pode surpreender)
* Rodrigo Prieto - Silêncio

Melhor Figurino
* Joanna Johnston - Aliados
* Colleen Atwood - Animais Fantásticos e Onde Habitam
* Consolata Boyle - Florence: Quem é Essa Mulher?
* Madeline Fontaine - Jackie (Quem leva)
* Mary Zophres - La La Land: Cantando Estações (Na torcida)

Melhor Maquiagem e Cabelo
* Eva Von Bahr e Love Larson - A Man Called Ove
* Joel Harlow e Richard Alonzo - Star Trek: Sem Fronteiras
* Alessandro Bertolazzi, Giorgio Gregorini e Christopher Nelson - Esquadrão Suicida (Na torcida/Quem leva)
 
Melhor Mixagem de Som
* Bernard Gariépy Strobl e Claude La Haye - A Chegada
* Kevin O'Connell, Andy Wright, Robert Mckenzie e Peter Grace - Até o Último Homem (Pode surpreender)
* Andy Nelson, Ai-Ling Lee e Steve A. Morrow - La La Land: Cantando Estações (Na torcida/Quem leva)
* David Parker, Christopher Scarabosio e Stuart Wilson - Rogue One: Uma História Star Wars
* Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Mac Ruth - 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi
 
Melhor Edição de Som
* Sylvain Bellemare - A Chegada
* Wylie Stateman e Renée Tondelli - Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
* Robert Mackenzie e Andy Wright - Até o Último Homem (Pode surpreender)
* Ai-Ling Lee e Mildred Iatrou Morgan - La La Land: Cantando Estações (Quem leva)
* Alan Robert Murray e Bub Asman - Sully: O Herói do Rio Hudson (Na torcida)
 
Melhores Efeitos Visuais
* Craig Hammack, Jason Snell, Jason Billington e Burt Dalton - Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
* Stephane Ceretti, Richard Bluff, Vincent Cirelli e Paul Corbould - Doutor Estranho
* Robert Legato, Adam Valdez, Andrew R. Jones e Dan Lemmon - Mogli: O Menino Lobo (Na torcida/Quem leva)
* Steve Emerson, Oliver Jones, Brian McLean e Brad Schiff - Kubo e as Cordas Mágicas (Pode surpreender)
* John Knoll, Mohen Leo, Hal Hickel e Neil Corbould - Rogue One: Uma História Star Wars
 
Melhor Design de Produção
* Patrice Vermette (design de produção) e Paul Hotte (decoração de set) - A Chegada
* Stuart Craig (design de produção) e Anna Pinnock (decoração de set) - Animais Fantásticos e Onde Habitam
* Jess Gonchor (design de produção) e Nancy Haigh (decoração de set) - Ave, César!
* David Wasco (design de produção) e Sandy Reynolds-Wasco (decoração de set) - La La Land: Cantando Estações (Na torcida/Quem leva)
* Guy Hendrix Dyas (design de produção) e Gene Serdena (decoração de set) - Passageiros (Pode surpreender)
 
Melhor Edição
* Joe Walker - A Chegada (Pode surpreender)
* John Gilbert - Até o Último Homem (Pode surpreender)
* Jake Roberts - A Qualquer Custo
* Tom Cross - La La Land: Cantando Estações (Na torcida/Quem leva)
* Nat Sanders e Joi McMillon - Moonlight: Sob a Luz do Luar
 
Melhor Trilha Sonora
* Mica Levi - Jackie (Pode surpreender)
* Justin Hurwitz - La La Land: Cantando Estações (Na torcida/Quem leva)
* Dustin O'Halloran e Hauschka - Lion: Uma Jornada para Casa
* Nicholas Britell - Moonlight: Sob a Luz do Luar
* Thomas Newman – Passageiros
 
Melhor Documentário em Curta-Metragem
* Extremis
* 4.1 Miles
* Joe's Violin
* Watani: My Homeland
* Os Capacetes Brancos (Quem leva)
 
Melhor Documentário em Longa-Metragem
* Fogo no Mar
* Eu Não Sou Seu Negro
* Life, Animated (Pode surpreender)
* O.J.: Made in América (Quem leva)
* 13ª Emenda
 
Melhor Curta-Metragem
* Ennemis Intérieurs
* La Femme et le TGV
* Silent Nights
* Sing (Pode surpreender)
* Timecode (Quem leva)
 
Melhor Curta em Animação
* Blind Vaysha
* Borrewed Time
* Pear Cider and Cigarettes
* Pearl
* Piper (Na torcida/Quem leva)