segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A chegada

“A chegada” parece um filme sobre invasão alienígena, mas não é. Se invasão é acompanhada sempre de hostilidade, então o longa passa longe do gênero ação. Não há guerras e nem tentativa para ‘dominar a Terra’, mas há muito mistério e reflexão. Só por não ter as características triviais envolvendo extraterrestres, a produção já se mostra uma ficção científica original.
 
Na trama, várias naves interplanetárias chegam a Terra. Nenhuma toca o solo e ficam estáticas, a poucos metros do chão, em diversos pontos do planeta.
Um desses pontos, claro, é nos Estados Unidos, o que faz o exército contratar uma especialista em linguística, Dra. Louise Banks (em ótima atuação de Amy Adams), e um matemático, Ian Donnelly (Jeremy Renner), para se comunicarem com os desconhecidos seres que são, aparentemente, inofensivos. O objetivo de ambos é estudar e desvendar os estranhos sinais emitidos pelos ‘visitantes’ para saber se os mesmos representam uma ameaça ou não.
 
Tecnicamente, “A chegada” é de encher os olhos. O cineasta canadense Denis Villeneuve (“Sicário – Terra de Ninguém”) faz tudo ao seu estilo e com maestria. Ele impõe o tradicional ritmo lento que valoriza o desenvolvimento de personagens e situações. Além disso, Villeneuve conduz a dramaticidade da história de maneira sensível e abusa da excelente fotografia de Bradford Young para dar plasticidade ao longa (destaque para a iluminação precisa e os bons enquadramentos de câmera). A beleza, em muitos momentos, lembra muito o visual natural que o cineasta Terrence Malick tanto gosta de trabalhar.
 
O roteiro de Eric Heisserer joga para o espectador um quebra-cabeça não-linear repleto de tensão e mistério (lembra muito “Contato”, com Jodie Foster). É um enigma que só será desvendado por completo, provavelmente, em uma catarse pós-filme em boas reflexões. Heisserer insere signos e estudo de padrões de linguagem de forma pontuais na narrativa para transmitir, basicamente, que a humanidade está um caos e precisa ser reorganizada. É uma inteligente crítica sobre os seres humanos em uma ficção científica nada convencional.
 
A chegada (Arrival)
2016, EUA – 116 minutos
Ficção científica
Direção: Denis Villeneuve
Roteiro: Eric Heisserer
Elenco: Amy Adams, Forest Whitaker, Jeremy Renner, Michael Stuhlbarg, Tzi Ma, Abigail Pniowsky, Anana Rydvald, Andrew Shaver
Cotação: * * * *