quinta-feira, 2 de março de 2017

A Grande Muralha

Invasão alienígena na China em pleno Século XV. Essa é a estranha premissa que define "A Grande Muralha", uma co-produção entre norte-americanos e chineses. Enquanto Hollywood traz a experiência em realizar blockbusteres, os orientais contribuem com o que sabem fazer de melhor: beleza e organização.
 
A narrativa recria a origem da muralha. O objetivo da grande barreira chinesa não seria apenas proteger a população de qualquer inimigo humano, mas servir de um forte de guerra para evitar que uma raça alienígena hostil, que caiu na Terra em um meteoro há centenas de anos, destrua o país.

O diretor Zhang Yimou ("Flores do Oriente", "O Clã das Adagas Voadoras" e "Herói") faz aqui uma das mais bonitas 'sessões da tarde'. Apesar de estar longe da essência filosófica de seus filmes anteriores, peculiaridade que o levou ao estrelato, o cineasta não economiza na estética apurada. Os design de produção e os figurinos são impecáveis. Além disso, o sincronismo da ação, os bons movimentos de câmera e a organização de elementos a cada tomada impressionam pela plasticidade.
 
Falando em ação, as sequências são bem coreografadas, tensas e espetaculares. Yimou equilibra tudo isso em um ritmo dinâmico que faz prender a atenção do espectador. Algumas cenas parecem reciclar a ideia de correria e ferocidade dos zumbis de "Guerra Mundial Z" e de proteção à Rainha de "Independence Day - O Ressurgimento". Os efeitos gráficos também são caprichados e ajudam a valorizar o belo visual multicolorido da produção.
 
Embora o desenrolar da temática seja convencional e previsível, o longa é bem feito dentro de sua proposta. Isso faz de "A Grande Muralha" um excelente exemplo de clichês bem trabalhados que proporcionam um bom e velho entretenimento despretensioso. De vez em quando é preciso desligar o cérebro e se divertir com bobagens como esta, principalmente em 3D e em IMAX. Ah, Matt Damon faz um mercenário que... não importa.
 
A Grande Muralha (The Great Wall)
2017, EUA/CHI - 103 minutos
Ação / Guerra / Ficção
Direção: Zhang Yimou
Roteiro: Carlo Bernard, Doug Miro, Max Brooks, Thomas Tull, Tony Gilroy
Elenco: Andy Lau, Jing Tian, Matt Damon, Pedro Pascal, Willem Dafoe, Cheney Chen, Eddie Peng, Hanyu Zhang, Johnny Cicco, Junkai Wang
Cotação: * * * *