domingo, 30 de abril de 2017

Guardiões da Galáxia Vol. 2

O primeiro "Guardiões da Galáxia" foi uma surpresa. Ninguém esperava que uma aventura cinematográfica sobre os heróis da prateleira de baixo da Marvel fosse dar tão certo a ponto de o filme ser melhor que muitas produções dos heróis da prateleira de cima. Foi um sucesso de público, crítica e de bilheteria faturando mundialmente, em 2014, mais de US$ 773 milhões (só nos Estados Unidos foram US$ 333 milhões). Isso fez aumentar as expectativas sobre o "Volume 2" e, como o time que está ganhando não se mexe, a continuação veio tão boa quanto o original.

O diretor e roteirista James Gunn é um dos responsáveis pelo triunfo de "Guardiões da Galáxia". Talvez ele seja a pessoa que melhor pratica a cartilha Marvel no cinema. Em "Guardiões da Galáxia Vol. 2", o cineasta mantém o tom da aventura, responde algumas questões não respondidas do longa anterior e valoriza ainda mais o carisma de seu elenco. Além disso, Gunn aumenta as inserções de humor, proporciona ainda mais grandiosidade na ação e dá mais plasticidade ao entregar um visual deslumbrante multicolorido. Tudo isso em um tema simples, mas que nunca fica démodé: família.

Desta vez, Peter Quill conhece seu pai Ego, um planeta vivo, e suas origens. Um segredo revelado em um determinado momento da trama faz Peter conhecer as intenções de Ego que colocam em risco a sua vida e a de seus amigos. A história central é de Peter, porém todos possuem tempos de tela semelhantes e arcos dramáticos ligados ao tema bem desenvolvidos pelo roteiro: o confronto entre Gamora e sua irmã Nebula; a relação quase sentimental entre Drax e Mantis (nova e importante personagem); o carinho e preocupação que todos possuem, principalmente Rocket, com baby Groot; e a lealdade de Kraglin com o chefe Yondu. Falando em Yondu, há uma emocionante afetividade com Peter que poderá arrancar lágrimas do espectador.

Apesar de seus 137 minutos de projeção, "Guardiões da Galáxia Vol. 2" tem um excelente ritmo e nunca fica cansativo. A todo momento, cenas de ação ou situações hilárias (roubadas sempre por Groot e Drax) ou enxurradas de referências pipocam de maneiras pontuais para divertirem o público. As inúmeras citações são do universo das HQs Marvel e dos anos 80, sobretudo pela contagiante seleção de hits musicais que dá o tom na composição sonora e dramática do longa.

Falando em ação, as sequências são visualmente fantásticas e recheadas de câmeras lentas. Ainda que não fujam tanto do que estamos acostumados a ver em aventuras espaciais, as cenas são bem dirigidas por James Gunn , que trabalha com interessantes escalas de tamanho entre os perigos que os 'pequenos' personagens correm diante de ameaças gigantescas. Destaque para o espetacular plano sequência em uma das cenas de abertura que esbanja criatividade e originalidade perante aos outros filmes Marvel.

"Guardiões da Galáxia Volume 2" é um filme que não se conecta tanto com outros do Universo Cinematográfico Marvel. Claro, há alguma referência ao Thanos, mas nada mais. A pretensão de James Gunn é construir um universo próprio para os "Guardiões" com cores vibrantes, criaturas divertidamente bizarras e conteúdo de fácil entendimento com certa importância temática. Assim se faz um bom entretenimento, quando o trabalho técnico impecável se alia a uma essência de qualidade.

Assistam, se possível, em IMAX 3D ou em salas semelhantes. O filme foi pensado para esses formatos o que ajuda ainda mais na experiência de imersão. Não saia da sala sem antes ver todos os créditos finais. Diversas cenas estão lá para nos fazer desejar ainda mais por uma terceira parte. Que venha o Volume 3 e mais Groot!
 
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (Guardians of the Galaxy Vol. 2)
2017, EUA - 137 minutos
Aventura / Comédia / Ficção Científica
Direção: James Gunn
Roteiro: Andy Lanning, Dan Abnett, James Gunn
Elenco: Chris Pratt, Bradley Cooper, Chris Sullivan, Dave Bautista, Elizabeth Debicki, Karen Gillan,  Kurt Russell, Michael Rooker, Pom Klementieff, Sean Gunn, Sylvester Stallone, Vin Diesel, Zoe Saldana, David Hasselhoff
Cotação: * * * *