quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A última fronteira

É difícil encontrar filmes que retratam, de maneira crua, os dramas vividos por pessoas nas áreas de conflitos entre guerrilheiros nos países africanos. Em “A última fronteira”, dirigido por Sean Penn e inspirado em fatos reais, dois médicos voluntários (com boas atuações de Charlize Theron e Javier Bardem) vivem um romance na África ao mesmo tempo em que precisam salvar a vida de inocentes que são vitimas da guerra.
 
A crueza, a tristeza e o realismo em retratar a miséria e a violência são perturbadores, méritos da eficiência técnica da fotografia e da maquiagem.
Isso tudo favorece a construção de cenas extremamente tensas, impactantes e bem produzidas.
 
Por outro lado, é uma pena que o roteiro não consiga ter a mesma efetividade. A narrativa, contada em flashbacks, poderia ser mais enxuta e com temas mais equilibrados. As tragédias, mesmo sendo panos de fundo, são mais interessantes que o relacionamento pouco empolgante entre os médicos.
 
A química entre os atores funciona, mas falta mais essência amorosa para que a empatia entre público e protagonistas seja melhor e mais intensa. Quando o surpreendente terceiro ato termina, a emoção já não é tão genuína como deveria ser.
 
No fim, o foco da comoção, de fato, acaba sendo o terrível cenário de guerra que afronta os países da África e que deixará o espectador impressionado pelo realismo.
 
A última fronteira (The Last Face)
EUA – 2017, 132 minutos
Drama
Direção: Sean Penn
Roteiro: Erin Dignam
Elenco: Charlize Theron, Jared Harris, Javier Bardem, Jean Reno, Adèle Exarchopoulos
Estrelas: * * *