sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Atômica

Inspirado na HQ The Coldest City, de Antony Johnston, “Atômica” é um eficiente thriller de espionagem ambientado em Berlim, em plena Guerra Fria. A trama, repleta de flashbacks, acompanha uma agente britânica (a ótima e imponente Charlize Theron) que deve investigar o assassinato de um oficial e recuperar uma lista perdida de agentes duplos.
 
A direção é de David Leitch, um dos co-diretores de “De volta ao jogo”. Inclusive, é deste longa que o cineasta se inspira para proporcionar boas e violentas cenas de ação (há um longo plano sequência que é sensacional).

Muita perseguição e lutas são coreografadas e editadas de maneira brilhante. Outro destaque é a excelente seleção de hits oitentistas da trilha sonora que tem encaixe pontual na narrativa.
 
A fotografia, de tons acinzentados quase monocromáticos, cria uma atmosfera noir interessante. Além disso, luzes neons nas cores azul e vermelho embelezam o filme em cenas de sensualidade da protagonista e, também, fazem referência aos países envolvidos na Guerra Fria.
 
Um dos poucos pontos de irregularidade na produção é o roteiro, que possui excesso de diálogos entre uma ação e outra. Isso acaba quebrando o empolgante ritmo ‘gato-e-rato’ em alguns momentos. No geral, é um excelente exemplar do gênero.
 
Atômica (Atomic Blonde)
2017 – EUA, 115 minutos
Ação
Direção: David Leitch
Roteiro: Kurt Johnstad
Elenco: Charlize Theron, Eddie Marsan, James McAvoy, John Goodman, Sofia Boutella, Toby Jones, Attila Árpa, Barbara Sukowa, Bill Skarsgård, James Faulkner, Til Schweiger
Cotação: * * * *