segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Avatar

“Avatar” é um filme tão bem encaixado e encantador que passou a impressão de originalidade para a maioria dos espectadores. O longa pode não ser original, mas é bastante autêntico ao utilizar, com eficiência, todos os ingredientes possíveis de um ‘lixo hollywoodiano’ e conseguir a proeza de ser, financeiramente (mais de US$ 2.7 bi), a maior obra prima do cinema.

A produção tinha tudo para ser cafona devido a fotografia com cores extravagantes em tons de neons, mas surpreendeu ao se transformar em uma das melhores experiências visuais e de design dos últimos anos. De fato, “Avatar” é uma ficção/aventura perfeita e os méritos são do mestre em contar histórias James Cameron.

A genialidade de Cameron ao criar o rico universo de “Avatar” em cima de um convencionalismo narrativo, referências cinematográficas e do clichê resultou no mais belo trabalho de um diretor ao utilizar esses elementos corriqueiros da sétima arte. Cameron demonstrou que é possível reciclar e ‘reeditar’ simples idéias para se fazer um produto de primeira.

Essa cultuada e inesquecível aventura traz uma história simples, humanista, religiosa e de grande valia nos dias de hoje, já que se refere ao desrespeito para com povos distintos (no caso, com civilizações indígenas/alienígenas Na’Vi). Apesar do clímax previsível, o filme amarra bem os temas, desenvolve os dramas e personagens com maestria e dá uma lição de moral ao homem contemporâneo com conceitos de ética e de antropologia.

Tecnicamente é um marco do cinema ao trabalhar a maquiagem, a direção de arte, a fotografia e os efeitos visuais de maneira espetacular e com realismo nos detalhes. Cameron ainda coloca todo seu talento e criatividade de edição para criar cenas de ação de tirar o fôlego.

James, o entretenimento lhe agradece! Que venha logo as partes 2 e 3 da saga!

Avatar
EUA , 2009 - 162 minutos
Aventura / Ficção científica
Direção: James Cameron
Roteiro: James Cameron
Elenco: Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * * *