terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bastardos Inglórios

Temáticas e situações sobre a Segunda Guerra Mundial estão mais que saturadas no cinema. Para fugir desse convencionalismo, só mesmo a autenticidade de Quentin Tarantino para misturar personagens reais e fictícios numa trama que reinventa a morte do maior ditador que o mundo já viu.

Depois de 10 anos escrevendo o roteiro de “Bastardos Inglórios”, Tarantino nos mostra um trabalho maduro que traz três narrativas que se interligam. Há a história de um coronel alemão na caça aos judeus, a jornada de um grupo de soldados antinazistas que leva o nome do longa e, por fim, uma francesa que testemunha a execução de sua família pelas mãos do tal coronel e planeja vingança.

Todos os elementos que fazem do diretor/roteirista um autêntico selo de qualidade estão no filme. Há o ritmo lento, o ótimo texto organizado na forma de capítulos, a mistura de linguagens, a inserção de planos e travellings, os diálogos impagáveis, a violência ‘tarantinesca’, trama sobre vingança, referências cinematográficas, humor e personagens caricatos, como o tenente Aldo Rayne, muito bem protagonizado por Brad Pitt.

O maior destaque do longa é a atuação memorável do austríaco Christoph Waltz, que deu vida ao coronel nazista Hans Landa. A elegância de sua crueldade, a ironia e a frieza de sua inteligência transformam seu personagem “Caçador de Judeus” em uma figura emblemática e inesquecível.

Há cenas dignas de aplausos, como a tensa e longa conversa entre o coronel nazista e um fazendeiro francês na abertura do filme e o excelente clímax. “Bastardos Inglórios” pode não ser a obra-prima de Tarantino, embora ele auto-proclame no desfecho, mas é uma das produções mais fascinantes de sua carreira.

Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)
EUA, 2009 – 153 minutos
Guerra
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Eli Roth, Michael Fassbender, Diane Kruger, Daniel Brühl, Til Schweiger, Gedeon Burkhard, Jacky Ido, B.J. Novak, Omar Doom, August Diehl, Denis Menochet
Trailer: clique aqui 
Cotação: * * * * *