quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

“Entre Irmãos”

O sucesso do passado com nova roupagem ou histórias interessantes de produções de outros países recontadas sob a tutela de norte-americanos. Em breves palavras, Hollywood adora brincar de refilmagem e por em prática as qualidades técnicas que o torna o maior produtor de cinema do mundo. Em algumas vezes o resultado deixa a desejar e, em outras, surpreende, o que é o caso de “Entre Irmãos”.

O filme é um remake americanizado do longa dinamarquês “Brother” (2004) que fala do capitão Sam Cahill (Tobey Maguire) que é enviado a guerra no Afeganistão. Após ser capturado por forças inimigas, ele tido como morto pelo exercito dos Estados Unidos, o que comove sua esposa Grace (Natalie Portman) e seu irmão problemático Tommy (Jake Gyllenhaal), que passa a tomar conta de sua família.

Quando Sam reaparece, ele se surpreende com o comportamento de seus parentes e é a partir daí que o filme ganha consistência e se destaca por seu drama bem conduzido por Jim Sheridan. Aos poucos, o longa contextualiza situações ao mostrar discussões familiares, a tristeza sobre o ‘pós-morte de Sam’ e, sobretudo, retrata a personalidade e a sensível interação de Tommy para com a família do irmão.

O roteiro opta pela dramatização paralela entre a situação de Sam, feito refém de guerrilheiros afegãos, e a dor de sua família que ‘chora a sua perda’. Ao mesmo tempo em que a narrativa impressiona na luta pela sobrevivência do soldado, o tom do adultério prepara o espectador para o seu emocionante clímax que se destaca por ter uma tensão ímpar e arrepiante.

Apesar de não ser novidade no cinema retratar a psicologia traumática pós-guerra, “Entre Irmãos” resgata esse tema e mostra com propriedade a ‘vitimização’ coletiva sobre a consequência da guerra na vida das pessoas. Vale, também, menções para as atuações inspiradíssimas do trio de protagonistas, especialmente o desempenho frio e perturbador de Tobey Maguire, que foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator.

Entre Irmãos (Brothers)
EUA, 2009 – 105 minutos
Drama
Direção: Jim Sheridan
Roteiro: David Benioff, Susanne Bier, Anders Thomas Jensen
Elenco: Tobey Maguire, Jake Gyllenhaal, Natalie Portman, Sam Shepard, Clifton Collins Jr., Bailee Madison, Mare Winningham, Taylor Geare, Patrick Flueger, Carey Mulligan
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário