quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Um homem misterioso"

Os tradicionais clichês que ajudam a construir o universo dos assassinos profissionais ou espiões no cinema já foram utilizados de diversas maneiras. Até quando o gênero fica saturado, os realizadores criam subgêneros sobre esses personagens com situações que fujam do convencional. É nesse quesito que “Um homem misterioso” se encaixa e se destaca por sua realização.

Inspirado no romance de Martin Booth “A Very Private Gentleman”, o filme conta a história do americano Jack (George Clooney), um matador e criador de armas de fogo que pretende se aposentar. Em sua última tarefa, ele vai para uma pequena cidade na Itália, Castelvecchio, onde poderá trabalhar em paz e tentar levar uma vida normal. Entretanto, ao mesmo tempo em que realiza sua incumbência, ele é caçado por seus inimigos assassinos.

As grandes atrações são a direção do fotógrafo holandês Anton Corbijn (seu segundo projeto; o primeiro foi “Control”) e a fotografia de Martin Ruhe. Ambos os trabalhos fazem de “Um homem misterioso” um longa elegantemente artístico, nada hollywoodiano e de um interessante tom sensivelmente europeu.

O mistério e o perfil enigmático dos personagens se sobressaem no bom roteiro de Rowan Joffe. Não sabemos o porquê estão ali, suas verdadeiras identidades nunca são reveladas e os coadjuvantes estão sempre vistos como ameaças. A trama foca, basicamente, no ponto de vista do protagonista (e conhecendo seus métodos, cuidados e cismas) que é inserido em uma boa atmosfera tensa em meio a romances, desconfianças, traições e perseguições no estilo ‘gato-e-rato’.

Além de cada cena um ‘clique’ de belas paisagens, o filme também se destaca por seus atributos fotográficos (tanto na iluminação detalhista como na tensão causada por imagens estáticas), ao ritmo lento, às locações que dão uma sensação labiríntica à narrativa, aos diálogos curtos e ao silêncio que valoriza o desempenho de George Clooney em cena. Toda essa composição proporciona um suspense de primeira. Vale a pena dar uma conferida!

Um homem misterioso (The American)
EUA, 2010 - 105 minutos
Suspense
Direção: Anton Corbijn
Roteiro: Rowan Joffe, Martin Booth (livro)
Elenco: George Clooney, Violante Placido, Thekla Reuten, Paolo Bonacelli, Bruce Altman, Filippo Timi
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário