domingo, 26 de fevereiro de 2012

A invenção de Hugo Cabret

"A invenção de Hugo Cabret" é um filme que tem dois focos distintos, mas bem conectados pelo roteiro: o primeiro é sobre o dia-a-dia do órfão Hugo Cabret que vive na grande estação férrea de Paris; o segundo, a partir de uma descoberta do garoto, é uma homenagem à sétima arte ao ‘cinebiografar’ os primórdios e bastidores do cinema no início do século 20 aos olhos do diretor Georges Méliès e sua “Viagem à Lua”, o primeiro longa de ficção da história.

A trama infantil é bonitinha, principalmente pela estética que permeia o universo de Hugo Cabret, mas carece de emoção e se mostra com teor convencional e previsível em alguns momentos. Já a abordagem épica sobre o cinema é elegantemente espetacular e é, também, a responsável pelo glamour do longa.


Todas as revelações e reproduções dos bastidores de “Viagem à Lua” e as inspirações de Méliès para fazer o tal clássico é de genialidade única. A começar pelo efeito visual aliado à fotografia que criam uma atmosfera vistosa e reluzente que realçam Paris de maneira ainda mais charmosa, a trilha sonora é pontual ao oscilar com sensibilidade no drama e na comédia, a direção de arte repleta de engrenagens é detalhista e os figurinos caprichados dão elegância à película.


O curioso da produção é saber que todo esse cenário aventuresco infanto-juvenil é orquestrado pelo mestre de fitas policiais e de suspense Martin Scorsese, que também estreia no universo dos filmes em 3D. Apesar de não ter a audácia peculiar de seu estilo, o diretor surpreendeu ao equilibrar a harmonia entre a direção de atores (Asa Butterfield, Ben Kingsley e Sacha Baron Cohen estão impecáveis), ritmo e quesitos técnicos de qualidade.


A harmonia, diga-se de passagem, é o principal adjetivo que faz de “A invenção de Hugo Cabret” um primor visual. E é isso, também, que contagia os cinéfilos e homenageia inesquecivelmente à sétima arte, uma das invenções mais extraordinária do homem que transforma sonho em realidade e arte.


A invenção de Hugo Cabret (Hugo)
EUA, 2011 - 126 minutos
Aventura / Drama
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: John Logan, Brian Selznick (livro)
Elenco: Asa Butterfield, Ben Kingsley, Chloë Moretz, Sacha Baron Cohen, Helen McCrory, Christopher Lee, Michael Stuhlbarg, Emily Mortimer, Jude Law, Richard Griffiths, Frances de la Tour, Ray Winstone.
Trailer: clique aqui
Estrelas: * * * *