sábado, 25 de fevereiro de 2012

O homem que mudou o jogo

Engana-se quem pensa que “O homem que mudou o jogo” é um filme que reúne ação e clichês de produções sobre esporte como em “Um domingo qualquer”. Aqui, as emoções sobre o Baseball estão fora de campo e a titularidade fica com os bastidores desse esporte em longa burocrático baseado em livro de não-ficção de Michael Lewis.

O viés esportivo serve apenas como pano de fundo para a trama que mostra o dia-a-dia do diretor de Baseball Billy Beane que, com metodologia inédita em sua área, consegue montar um time competitivo com pouco dinheiro. E toda a narrativa se rende as ações de bastidores desse homem que surpreendeu puristas ao inovar em sua filosofia de trabalho.


A direção de Bennett Miller é extremamente burocrática, o que deixa todo o glamour da produção nas costas de Brad Pitt, que está em um momento notável. O ator equilibra com talento o drama de seu personagem, seja na dificuldade de seu objetivo, no relacionamento com a filha ou na parceria com seu assistente analista, que, por sinal, é bem interpretado por Jonah Hill.


Os clichês aqui são mais de âmbito dramáticos que esportivamente emotivos (há apenas um breve momento em que isso acontece). E isso é bem trabalhado no roteiro que coloca o personagem Billy Beane como uma pessoa humilde, ousada, obcecada, que foge do egocentrismo, tem sempre os ‘pés no chão’, procura evitar moralismo barato e está com objetivo firme mesmo próximo ao fracasso.


A lição de moral aqui é mais madura e isso é o grande trunfo do filme. Além disso, “O homem que mudou o jogo” também referencia as atuais mudanças administrativas em outros esportes e as novas filosofias de trabalho praticadas por clubes. É por essas e outras que a estatística e aspectos gestores estão mais em campo que o ‘amor à camisa’.


O homem que mudou o jogo (Moneyball)
EUA, 2011 - 133 minutos.
Drama
Direção: Bennett Miller
Roteiro: Steven Zaillian, Aaron Sorkin
Elenco: Brad Pitt, Robin Wright, Jonah Hill, Philip Seymour Hoffman, Chris Pratt, Stephen Bishop, Brent Jennings, Ken Medlock, Tammy Blanchard, Jack McGee, Kerris Dorsey.
Trailer: clique aqui
Cotação: * * *