terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

O menino do pijama listrado

Quando alguns assuntos já estão saturados, algumas boas histórias perdem o brilho por abordarem uma situação dentro de um panorama convencional. É o caso de “O menino do pijama listrado”, baseado no livro de John Boyne, um belo filme com temática infantil que é ofuscado por seu pano de fundo, a Segunda Guerra Mundial.

Apesar da americanização, em que alemães falam inglês durante toda a projeção, “O menino do pijama listrado” se destaca em seu contraponto: o Holocausto visto por uma criança alemã. A maneira como é conduzida esse contraste é sensivelmente arrebatadora.

O diretor Mark Herman valoriza o ponto de vista do jovem Bruno (muito bem interpretado por Asa Butterfield) ao construir belas cenas que retratam sua inocência e suas motivações para compreender a realidade. Tudo é exposto ao espectador sem deixar de lado as atrocidades das situações da época, que, aqui, são tratadas de forma mais branda.

Toda vez que vemos o tal contraste, há sempre um toque emotivo que procura causar algum impacto, seja no tratamento e justificativas dos alemães para com os judeus aos olhos do pequeno protagonista, na forma de tratar um campo de concentração como uma fazenda ou nas últimas ações solidárias que envolvem Bruno e o ‘menino do pijama’ que antecedem ao clímax emocionante.

Entretanto, mesmo com uma produção bem feita com quesitos técnicos encaixadinhos e de qualidade, o filme perde o ‘grande choque emocional’ por causa do tema batido, fato que seria mais bem diluído caso o longa fosse lançado nos anos 90, por exemplo. Mesmo assim, “O menino do pijama listrado” ainda pode tirar lágrimas de muita gente por sua moral. Vale a pena conferir!

O menino do pijama listrado (The Boy in the Striped Pijamas)
EUA/Reino Unido, 2008 - 95 minutos
Drama
Direção: Mark Herman
Roteiro: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien, Domonkos Németh, Henry Kingsmill, David Thewlis, Vera Farmiga, Jack Scanlon.
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *