quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Millennium - Os homens que não amavam as mulheres

Adaptação do primeiro livro da trilogia do sueco Stieg Larsson e remake de um filme de mesmo nome, que também fora produzido recentemente, “Millennium - Os homens que não amavam as mulheres” se destaca por seu suspense e por ter David Fincher na direção, mas deixa a desejar em sua trama policial sobre um crime do passado não solucionado.

O jornalista Mikael Bomkvist (Daniel Craig), membro da revista Millennium, é contratado por um milionário na Suécia para investigar o paradeiro de sua sobrinha Harriet Vanger que está desaparecida há 36 anos. Para tal incumbência, Mikael conta com a ajuda ‘punk gótica’ Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma curiosa investigadora que faz de tudo para conseguir pistas.


Tudo que um bom thriller precisa para conquistar o público está na projeção, mas falta um roteiro melhor que amarrasse com clareza as particularidades investigativas para deixá-las mais convincentes. Essa carência de detalhes e as situações jogadas sem as devidas explicações podem deixar o espectador que não leu o livro perdido na narrativa em determinados momentos.


Tecnicamente e esteticamente falando, o filme é bastante eficiente. A fotografia cinzenta ajuda a criar a boa atmosfera fria, o que valoriza, também, as cenas de suspense e de violência peculiares de Fincher, como a sequência do estupro, a vingança de Lisbeth e o tenso anticlímax. O grande destaque é a atriz Rooney Mara que está excepcional no papel da complexa Lisbeth. Sua interpretação que lhe rendeu uma merecida indicação ao Oscar 2012.


Apesar de a conclusão investigativa soar de maneira convencional, fiquei com a sensação de que a produção foi feita exclusivamente para quem apreciou o best seller, o que pode fazer de “Os homens que não amavam as mulheres” um filme fascinante quando se interage de detalhes de ambas as obras.


Millennium - Os homens que não amavam as mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo)
EUA/SUE/ALE/ING, 2011 - 158 minutos
Policial/Suspense
Direção: David Fincher
Roteiro: Steven Zaillian, Stieg Larsson
Elenco: Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer, Stellan Skarsgård, Robin Wright, Steven Berkoff, Joely Richardson.
Trailer: clique aqui
Cotação: * * *