quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

"O vencedor"

Todos os clichês dramáticos de um filme sobre lutadores de boxe, seus dramas e conquistas estão em “O vencedor”. No entanto, o longa não é só mais uma produção sobre o tal esporte, mas um retrato familiar que valoriza raízes fraternas e conta a história de um boxeador que enfrenta dificuldades para dar um nocaute nos obstáculos de sua vida.

Em 1993, Dicky Ecklund (Christian Bale) ficou famoso na cidade de Lowell ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, porém desperdiçou a carreira ao entrar nas drogas. Seu irmão mais novo, Micky Ward (Mark Wahlberg), espera ter o sucesso do irmão, mas ele precisa driblar a influência familiar que o vê como ‘segundo plano’.

Apesar da direção burocrática de David O. Russell, o destaque do longa é o roteiro que equilibrada estereótipos, trama simples e bons momentos de diálogos, o que favorece ao talento dos atores. O exemplo disso é o desempenho de Christian Bale que é digna de Oscar.

Como o filme é baseado numa história real, a narrativa e seu clímax são previsíveis, ainda mais com toques do convencionalismo temático esportivo. Entretanto, o bom roteiro não deixa o longa cair na pieguice, acerta em colocar o boxe como pano de fundo, insere um ritmo interessante e constrói boas atmosferas tragicômicas, seja no romance do protagonista ou no retrato e discórdias familiares.

Embora a história do coadjuvante seja mais interessante e poderia ter sido a principal, o destaque da produção são os valores morais interagidos pelos protagonistas, que vão do fracasso a vitória passando por lembranças, drogas, conflito de aparências e lutas, que são bem coreografadas. “O vencedor” trás ‘mais do mesmo’, mas surpreende ao nocautear o ‘lugar comum’ com estereótipos bem trabalhos.

O vencedor (The Fighter)
EUA, 2010 - 115 minutos
Drama
Direção: David O. Russell
Roteiro: Scott Silver, Paul Tamasy, Eric Johnson, Keith Dorrington
Elenco: Mark Wahlberg, Christian Bale, Amy Adams, Melissa Leo, Mickey O'Keefe, Jack McGee
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário