sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"A rede social"

Filmes baseados em histórias reais têm aos montes. Esse tipo de cinema segue uma cartilha: mostram inspirações ou influências para tais feitos, reviravoltas que parecem arruinar um projeto, relações de confianças e/ou conturbadas, algum tipo de sacrifício e, quase sempre, finais felizes.

“A rede social”, adaptação do livro “Bilionários por Acaso: A Criação do Facebook”, de Ben Mezrich, não foge à regra ao mostrar a história de um nerd que se tornou o mais jovem bilionário do mundo. Tudo começou quando Mark Zuckerberg (bem interpretado por Jesse Eisenberg) que, ao levar um fora da namorada, cria um sistema na internet que brinca com fotos de garotas universitárias em Harvard. Depois do sucesso de sua ‘bobagem’, surge a ideia de se criar a famosa rede social que conhecemos.

Por se tratar de um filme com selo de David Fincher, que geralmente traz criatividade em sua direção, “A rede social” é um de seus trabalhos mais discretos. No entanto, é uma obra de extrema segurança que conduz bem um roteiro complexo que se preocupa em retratar a personalidade do protagonista em determinadas situações ao invés de focar diretamente para sua invenção bilionária.

O longa tem uma edição frenética que abusa de inúmeros cortes rápidos de diálogos em flashbacks temporais para dar ritmo à narrativa. Apesar de ser cansativo em certo momento, isso é uma estratégia para deixar o filme menos convencional ou, até mesmo, fazer uma alusão sobre a agilidade e a rapidez de informações sobre o ‘objeto empírico’: um sistema de interação de pessoas por meio da internet.

O tema é tratado com seriedade, há boas atuações, o roteiro não se perde em sua complexidade, porém não considero ‘a obra prima’ e acho forçado compará-lo ao clássico “Cidadão kane” como alguns críticos andam dizendo por aí. A impressão é que falta algo mais em “A rede social” para que esteja à altura da genialidade de seu personagem principal.

A rede social (The Social Network)
EUA, 2010 - 120 minutos
Drama
Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin, Ben Mezrich (livro)
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer, Rooney Mara, Max Minghella, Rashida Jones
Trailer: clique aqui
Cotação: * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário