quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"Zuzu Angel"

A estrofe "Quem é essa mulher que canta sempre este estribilho: ‘só quero embalar meu filho que mora na escuridão do mar", da música de Chico Buarque, resume toda a alma do filme "Zuzu Angel", dirigido por Sérgio Rezende ("Guerra de Canudos"). A dor da perda, a angústia, o amor materno, a coragem e a busca pela verdade e justiça são as principais características da personagem título que enfrentou os generais da ditadura militar no Brasil, nos anos 70, para tentar reaver o corpo de seu falecido filho Stuart.

A premissa, além de ter como pano de fundo um thriller político sobre a ditadura, apóia-se em uma parte da biografia da estilista mineira Zuzu Angel, interpretada, aqui, por Patrícia Pillar. A história começa em 1971 com a morte de Stuart (Daniel de Oliveira), ativista do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), e termina em 14 de abril de 1976, com a morte de Zuzu.

A estilista se destacou na moda por usar seu trabalho em desfiles para protestar contra o desaparecimento de seu filho. Oficialmente, seu óbito foi dado como acidental ao sair em alta velocidade do Túnel Dois Irmãos na Estrada da Gávea, no Rio de Janeiro. Apenas nos anos 90, sua morte foi reconhecida como assassinato.

Mesmo tendo uma atmosfera convencional, o diretor Sérgio Rezende constrói uma passagem política intensa e dá a oportunidade ao espectador de relembrar ou conhecer alguns fatos da história recente do Brasil. Além disso, Rezende insere boa carga dramática à trama com temas que afligiram e ainda afligem a sociedade brasileira, como os direitos humanos e a impunidade.

O filme, apesar de apresentar uma estética televisiva em certos momentos e uma montagem cansativa dos flashbacks, se sobressai pelo tom de denúncia do roteiro e pelo resgate histórico sobre a ditadura, retratado pela fotografia granulada, pelas tensas cenas de torturas e pelos figurinos baseados nas criações da própria Zuzu Angel. Destaque para as ótimas atuações de Patrícia Pillar e Daniel de Oliveira.

Zuzu Angel
BRA, 2006 - 110 minutos 
Drama/Nacional
Direção: Sérgio Rezende
Roteiro: Marcos Bernstein e Sérgio Rezende
Elenco: Patrícia Pillar, Daniel de Oliveira, Luana Piovani, Leandra Leal.
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário