quinta-feira, 8 de março de 2012

Cavalo de guerra

Steven Spielberg é um dos maiores diretores da sétima arte e já provou isso em seu repertório de filmes de grandes sucessos, tanto de crítica como de bilheteria. Quando ele quer algo sério ele ‘arrasa quarteirões’, do contrário o cineasta sempre mantém seu olhar artístico nos longas que dirige. “Cavalo de guerra” é assim: belo, com cenas bem montadas, mas com história despretensiosa e bobinha adaptada do romance infantil de Michael Morpurgo.

A história gira em torno do tal cavalo do título que é arrematado por um fazendeiro em um leilão. Quando a Primeira Guerra chega à Inglaterra, o fazendeiro vende o equino para o exército frustrando o seu filho, que pegou amor pelo animal. E aí começa uma jornada ‘sofrimental’ do cavalo vivenciando várias situações do evento sangrento.

A relação entre homem e animal já foi bastante explorada pelo cinema, assim como a Primeira Guerra Mundial. Para que essa mistura não ficasse cansativa, Spielberg impôs bom ritmo à película ao optar pelo formato ‘road movie’, em que o cavalo ‘passeia’ pela grande guerra interagindo com vários ‘donos’ e mostrando ao espectador algumas interessantes peculiaridades da batalha. Isso foi certeiro pelo diretor, já que as ações foram dinamizadas na trama e o melodrama ficou em segundo plano em boa parte da projeção (apenas no início e no fim essa carga dramática é mais intensa).

Apesar da previsibilidade narrativa, o que não ficou bom foram detalhes que deixaram algumas situações inconvincentes. Exemplo disso é o excesso de paixão de alguns personagens para com o cavalo que soa piegas em certos momentos, a mensagem purista contra a guerra em seu clímax e até na própria personalidade do animal, que ora emociona pela inteligência e alma guerreira ora suas ações soam de maneira forçada e boba.

Tecnicamente, “Cavalo de guerra” é deslumbrante, principalmente por sua fotografia e as belas tomadas de paisagem com imagens dignas de ser molduradas. As cenas de guerra são eficientes, nada parecido com a crueldade de “O resgate do soldado Ryan”, mas ajudam a manter a atenção do espectador até seu desfecho. Enfim, o longa tem pedigree e a beleza de um equino, mas carece de força e intelectualidade em seu conteúdo, o que faz do filme um dos trabalhos mais medíocres e ocos de Spielberg.

Cavalo de guerra (War Horse)
EUA, 2011 - 146 minutos
Drama/Guerra
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Lee Hall, Richard Curtis
Elenco: Emily Watson, David Thewlis, Peter Mullan, Niels Arestrup, Tom Hiddleston, Benedict Cumberbatch, Toby Kebbell, Patrick Kennedy, David Kross, Celine Buckens, Robert Emms, Rainer Bock, Geoff Bell, Leonard Carow, Matt Milne.
Trailer: clique aqui
Cotação: * * *