quinta-feira, 1 de março de 2012

Meia noite em Paris

Uns amam, outros odeiam e dificilmente há meio termo. O diretor Woody Allen é um dos poucos cineastas que mantém estilo próprio em todas as produções realizadas. E “Meia noite em Paris” não foge à regra ao trazer conflitos comportamentais e intelectuais de um protagonista obcecado pelo saudosismo da fotogênica capital francesa.

O título é um momento mágico de Gil (Owen Wilson), um ex-roteirista de Hollywood dos anos atuais que sonha em estar na Paris dos anos 20. Ao mudar para a Europa na intenção de escrever um romance, ele descobre que, após a meia noite, inexplicavelmente, é transportado para a época parisiense desejada onde tem a oportunidade de absorver inspirações, conhecimento, motivações de seus ídolos literários e crescimento profissional para terminar seu livro.

O oscarizado roteiro escrito pelo próprio Woddy Allen equilibra com sensibilidade e com pitadas de surrealismo os detalhes nostálgicos de Paris, como o charme de sua noite e seu conceito de berço da cultura artística, com a contemporaneidade da cidade, como o seu movimento, a modernidade (casamento e consumismo) e o pseudointelectualismo.

Na verdade, “Meia noite em Paris” traz o que é peculiar na maioria dos filmes do diretor: bons diálogos e discussões que trazem divertidas críticas sobre arte e vida. Todo esse panorama tem atmosfera harmônica contagiante - que deixa o espectador vidrado pela misteriosa trajetória do protagonista - fotografia que traz os mais belos ângulos de Paris e uma graciosa trilha sonora jazz.

É curioso, também, ver a ótima interpretação de Owen Wilson que está com trejeitos e gestos semelhantes com as atuações do próprio Woody Allen, que sempre mantém a mesma postura quando está na frente das câmeras. Enfim, “Meia noite em Paris” é uma deliciosa viagem aos anos 20 que valoriza, não só o passado acolhedor da capital francesa, mas o humanismo artístico de quem promove ou vive pela arte.

Meia noite em Paris (Midnight in Paris)
Espanha/EUA, 2011 - 100 minutos
Drama/Comédia
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Owen Wilson, Marion Cotillard, Rachel McAdams, Carla Bruni-Sarkozy, Michael Sheen, Nina Arianda, Alison Pill, Tom Hiddleston, Kathy Bates, Corey Stoll, Kurt Fuller, Mimi Kennedy.
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *