segunda-feira, 30 de abril de 2012

King Kong

“King Kong”, um dos maiores personagens trágicos do cinema, ganhou uma releitura espetacular em 2005 pelas mãos de Peter Jackson. O filme merece ser visto por seu apuro visual e pelo cuidado do diretor ao recontar a história do gorilão baseada no clássico literário de Edgard Wallace, o mesmo que ajudou a criar o filme de 1933. 

A alma e a sensibilidade de “King Kong” se devem a Peter Jackson, que realiza um trabalho autêntico e elegante. O diretor, a todo o momento, faz referências cinematográficas, homenagens ao cinema das décadas de 30 e 40 e executa com perfeição a parte técnica, que vai desde a charmosa reconstituição de época de Nova Iorque nos anos 30 (em plena Grande Depressão) até os impressionantes efeitos visuais, que incorporam na fotografia e ajudam a criar cenas belíssimas. 
A aventura ganha dimensões ‘monstruosas’ quando a história passa a focar no fantástico ‘mundo perdido’ com criaturas assustadoras, como insetos gigantes e dinossauros. A partir daí, o filme embala ao valorizar a imagem de Kong (sempre em ângulos contra-plongée) e sua interação com Ann (Naomi Watts), além de proporcionar suspenses agonizantes e empolgantes seqüências de ação de tirar o fôlego. 

A grandiosidade é tão deslumbrante que os absurdos narrativos e furos de roteiro não incomodam. Além de imprimir uma contagiante atmosfera dramática e ao desenvolver Kong de maneira atraente, outro personagem que tem um tratamento diferenciado pelo roteiro é o ganancioso diretor de cinema Carl Denham, muito bem interpretado por Jack Black, que, inclusive, tem trejeitos parecidos com os de Orson Welles. 

O tom trágico no belo e emocionante clímax no Empire State Building não só dá verossimilhança à paixão do primata pela mocinha, mas finaliza a produção de forma arrebatadora. Enfim, “King Kong” é, sem dúvida, um dos maiores filmes-pipocas do cinema e uma obra-prima visual que deve ser revista de tempos em tempos, principalmente em HD. 

King Kong 
EUA, 2005 - 188 minutos 
Aventura / Drama 
Direção: Peter Jackson 
Roteiro: Peter Jackson, Fran Walsh, Phylippa Boyens, 
Elenco: Naomi Watts, Jack Black, Adrien Brody, Andy Serkis, Thomas Kretschmann, Colin Hanks, Jamie Bell, Kyle Chandler, Lobo Chan 
Cotação: * * * * *