sexta-feira, 11 de maio de 2012

Os Vingadores

Finalmente, “Os Vingadores” saíram do forno! Não, a produção nada tem a ver com o longa de mesmo nome lançado em 1998, com Sean Connery, Ralph Fiennes e Uma Thurman. A espera pelo filme que reunia os maiores herois da Marvel ficou a altura das expectativas dos fãs das histórias em quadrinhos (HQs) que traz trama encaixadinha, repleta de ação e muito bom humor.

A narrativa inicia com o plano de Loki (Tom Hiddleston), irmão de Thor, que se alia a uma raça alienígena que pretende dominar a Terra. Para isso, ele rouba o cubo mágico dentro das instalações da S.H.I.E.L.D. e adquire grandes poderes para concretizar o seu objetivo. Para deter a ameaça, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades para impedir que uma tragédia aconteça aos humanos. O problema é reunir esses herois e fazer com que eles lutem como uma equipe.

Antes de se misturarem, Hulk/Bruce Banner, Homem de Ferro/Tony Starky, Thor e Capitão América/Steve Rogers tiveram seus filmes independentes (Viúva Negra/Natasha Romanoff apareceu em “Homem de Ferro 2” e Gavião Arqueiro/Clint Barton teve rápida aparição em “Thor”). Inclusive, com exceção do ‘verdão’, o elenco heroico é o mesmo aqui. Desses personagens, o melhor retrato foi o de Starky. Seu carisma e humor sarcástico contagiam o ritmo de “Os Vingadores”, assim como a brutalidade do ‘esverdeado’, que rouba a cena em diversos momentos (só ficou mal explicado sobre o controle de Bruce sobre seu alter ego).

A direção de Joss Whedon (“Thor”) se sobressai, mas, também, é o ponto negativo. É notável a paixão do cineasta pelos personagens e seus universos ‘quadrinísticos’, exemplo disso é o seu roteiro afinado escrito em conjunto com Zak Penn que teve o cuidado na adaptação (e na contextualização) das HQs e na interação dos herois de forma equilibrada e harmoniosa.

Se Whedon demonstrou inspiração na exposição dos herois, ele se mostrou bastante burocrático na condução das sequências de ação, que merecia ter mais ‘estilo’. Há falta de criatividade nas coreografias das cenas e isso soou convencional, principalmente na longa batalha final que lembra “Transformers” e no trabalho dos personagens que exigem mais presença humana ao invés de efeitos visuais que, diga-se de passagem, são espetaculares (talvez, por isso, Homem de Ferro e Hulk tenham sido os destaques).

Apesar dessa apreciação, isso não compromete a qualidade de “Os Vingadores” que consegue ser tão carismático como sua trupe coirmã “X-Men”. Para os fãs dos herois é um prato cheio de irreverência e aventura com pitadas de saudosismo que merece ser repetido. Para quem não é fã, mas gosta do gênero, a diversão é garantida.

Os vingadores (The Avengers)
EUA, 2012 - 142 minutos
Aventura
Direção: Joss Whedon
Roteiro: Zak Penn, Joss Whedon
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Clark Gregg, Cobie Smulders, Stellan Skarsgård, Samuel L. Jackson, Gwyneth Paltrow, Paul Bettany, Alexis Denisof, Tina Benko
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *