A tragédia
decorrente do vício em jogos, obsessão por apostas e a ‘sujeira’ da jogatina são
os assuntos que compõem a atmosfera de “A última aposta”, filme que tem muita
ambição, mas se mostra com pouca eficiência moral na disseminação temática e
nenhum carisma na condução da história.
A narrativa constrói um
mosaico de situações que se cruzam em algum momento da projeção. Tem a escritora
que prejudica a família com o vício em máquinas caça-níquel; um bookmaker que
tenta esconder sua profissão da garota que ama; um apostador que deve dinheiro a
uma rede de apostas na liga universitária de basquete; um mágico trapaceiro que
tenta ganhar a vida nos cassinos; e o empresário que usa da corrupção para
controlar e lucrar com as apostas.
O longa traz a interessante
fórmula em que várias histórias diferentes sobre o mesmo tema se interagem até
culminarem em tragédias. Entretanto, a direção ‘quadrada’ de Mark Rydell não
consegue equilibrar os dramas e faz com que “A última aposta” se figure na
prateleira de baixo desse ‘subgênero’, que tem produções de garbo, como
“Traffic”, “Crash”, entre outras.
O maior problema é o roteiro ruim que distribui as cartas de forma atrapalhada e executa o jogo de maneira pouco inspirada. O elenco de renome é exposto a intrigas mal articuladas e obscuras, a personagens mal desenvolvidos (salvo aquele interpretado por Danny DeVito) e a uma trama que carece de harmonia para uma reflexão mais consistente.
A ideia de criticar o comportamento impulsivo das pessoas na jogatina e retratar a sujeira dos ‘chefes de apostas’ soam vazias. Desse jeito, frases interessantes como “precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro”, proferido pelo personagem de Danny DeVito (olha ele novamente aí), poderia retratar melhor a linha tênue entre a sorte de não jogar e o azar de apostar.
A última aposta (Even Money)
Drama / Policial
Direção: Mark Rydell
Roteiro: Robert Tannen
Elenco: Ray Liotta, Danny DeVito, Forest Whitaker, Kim Basinger, Tim Roth, Carla Gugino, Nick Cannon, Grant Sullivan
Trailer: clique aqui
Cotação: * *