segunda-feira, 7 de maio de 2012

Um amor para recordar

A premissa de “Um amor para recordar” é simples e bastante tradicional: o mocinho rebelde que se apaixona pela mocinha 'esquisita' da escola e contraria sua patota. Entretanto, mesmo com esse clichê que toma conta de boa parte da narrativa, o filme traz uma bela essência afetiva que se destaca, o que garante um entretenimento de qualidade.

A história gira em torno de Landon Carter (Shane West), um garoto arruaceiro que é punido por uma brincadeira de mal gosto em sua escola e vai parar numa turma de nível intelectual mais avançado. Lá, além de ser obrigado a participar de uma peça teatral e fazer serviços comunitários, ele se apaixona por Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma garota rejeitada por seus amigos que será a responsável por seu amadurecimento.

“Um amor para recordar” se divide em duas partes. A primeira tem o convencional ambiente escolar, muita irreverência (principalmente dos coadjuvantes) e brincadeiras de adolescentes que culminam em situações desagradáveis. A segunda parte é um belo exercício comportamental que evidencia o romance entre os personagens principais e traz boas lições sobre os conceitos de amor e família.

Ainda que o roteiro, baseado no livro homônimo de Nicholas Spark, crie estereótipos batidos em sua primeira metade, como a atmosfera high school de classe media alta e a protagonista que quase faz o tipo “Betty a feia”, o longa se vale em seu segundo ato com dramas sensíveis bem dirigidos por Adam Shankman (“O casamento dos meus sonhos”) que culminam em um clímax moralmente emocionante.

“Um amor para recordar” é como o vento, sopra para o espectador de uma forma que ele sabe como é, mas é sentido de maneira surpreendente por cada um de nós. Uma lição de vida que vale a pena ser apreciada.

Um amor para recordar (A walk to remember)
EUA, 2002 – 101 minutos
Romance / Drama
Direção: Adam Shankman
Roteiro: Nicholas Sparks (livro), Karen Janszen
Elenco: Shane West, Mandy Moore, Peter Coyote, Daryl Hannah, Lauren German, Clayne Crawford
Trailer: clique aqui
Cotação: * * * *