sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tá chovendo hambúrguer

Desenhos de computação gráfica são uma das melhores áreas para roteiristas e diretores exercitarem a criatividade, a fantasia e as belas mensagens moralistas. Exemplo é o que não falta no gênero e, às vezes, vale mais a pena ver uma animação ao invés de ‘filmes reais’, regra que se encaixa em “Ta chovendo hambúrguer”. 

Baseada no livro de Judi e Ron Barrett, a história fala de Flint Lockwood, um fracassado cientista de uma pequena cidade pesqueira que desenvolve um sintetizador que faz qualquer tipo de alimento. Depois que um acidente coloca a tal máquina na estratosfera, Flint consegue enviar mensagens para a engenhoca que, consequentemente, faz chover comida, atendendo a ganância do prefeito e os desejos da população. 

As cores vibrantes, o ótimo gráfico com traços caricaturados, a criatividade, o bom humor (detalhes alheios divertidos e bichinhos engraçados) e as referências do roteiro fazem de “Ta chovendo hambúrguer” um filme atraente e encantador. O longa amarra bem os dramas convencionais infantis e o ritmo, sempre agradável, prende a atenção do espectador do início ao fim. 

As referências, diga-se de passagem, são os destaques do longa. Quando o próprio alimento sofre mutações, o espectador deslumbra cenas espetaculares de catástrofe, em que o ‘desequilíbrio ambiental da comida’ se torna o grande vilão, momentos que nos fazem lembrar de algumas produções do estilo, como "Twister", "O inferno de Dante", entre inúmeras outras. 

Além disso, as mensagens são de grande valia, como a crítica à obesidade, à crise econômica norte-americana e a exposição emocionante de amor paterno e de seus valores morais. Talvez, o único equivoco do roteiro seja o tratamento irregular sobre o ‘absurdo’, que, em certos momentos, traz exagero até demais e algumas cenas bobas (que sempre agradam as crianças, mas nem tanto aos adultos). Contudo, isso não atrapalha a diversão que é sempre bem-vinda! 

Tá chovendo hambúrguer (Cloudy With a Chance of Meatballs) 
EUA, 2009 - 90 minutos 
Animação / Infantil 
Direção: Phil Lord e Chris Miller 
Roteiro: Phil Lord e Chris Miller 
Elenco: Bill Hader, Anna Faris, James Caan, Bruce Campbell 
Cotação: * * * *