sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Zumbilândia

Depois de várias produções sobre zumbis é comum vermos o cinema produzir paródias sobre o tema. Após o humor negro inglês do ótimo “Todo mundo quase morto” (Shawn of the Dead, 2004), é a vez de Hollywood criar uma sátira sobre os ‘mortos-vivo’: “Zumbilândia”.

“Zumbilândia” é um filme idiota e, ao mesmo tempo, divertido. Talvez esse seja o maior equívoco do longa, já que oscila entre situações ora bobas ora engraçadas. A produção segue a cartilha de uma batida linha narrativa satírica: colocar um nerd como protagonista.

É esse virgem e viciado em games que nos apresenta a estrutura da trama em estilo road movie narrada em off. Apesar de ser o responsável pelos momentos de idiotice do longa, o herói nerd descreve um interessante manual de como evitar e enfrentar um zumbi além de revelar, paralelamente aos fatos, seus pensamentos.

O filme se destaca pelo bom roteiro e não decepciona na maioria das gags, principalmente nas pontas de Bill Murray. Além do mais, há personagens bem trabalhados e divertidos, como as irmãs vigaristas e o insano exterminador de ‘mortos-vivos’ protagonizado por Woody Harrelson.

Outro ponto positivo é a direção do estreante Ruben Fleischer que não deixa o ritmo cair ao trabalhar com eficiência a ação, a violência gráfica, a direção de arte convincente e as sacadas visuais bacanas. Embora não seja tão sagaz como “Todo mundo quase morto”, “Zumbilândia” entretém como um parque de diversão: há brinquedos sem graça e outros emocionantes.

Zumbilândia (Zombieland)
EUA, 2009 – 88 minutos
Comédia / Terror
Direção: Ruben Fleischer
Roteiro: Rhett Reese, Paul Wernick
Elenco: Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone, Abigail Breslin
Cotação: * * *