quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Skyline – A invasão

“Skyline – A invasão” é mais um longa sobre invasão alienígena à Terra. Para quem curte esse tipo de filme, mesmo com tema batidíssimo, vai se divertir, caso contrário, passe longe desta produção que renova clichês e ‘furos’ do gênero.

O filme é uma colcha de retalhos de películas sobre ‘ficção-catástrofe’ e isso até que ficou interessante. Há uma invasão semelhante a de “Independence Day”, há a caça aos humanos e algumas situações parecida com “Guerra dos Mundos”, há monstros gigantes e ‘pontos de vista’ (sem ser documental) como em “Godzilla” e “Cloverfield” e também há uma espécie de mutação como em “Distrito 9”.

O roteiro do longa é convencional, aposta no mistério sobre a procedência dos aliens e retrata o ponto de vista de um grupo de jovens que estão em um apartamento em Los Angeles. Eles acabam vendo a tal invasão e ficam exilados no prédio onde estão. Há o clichê de fuga, a luta pela sobrevivência, a guerra entre exército e alienígenas e o elenco é canastrão (o protagonista parece com o Marcos Mion).

Apesar do ambiente claustrofóbico que não funciona (apartamento com cortinas que evitam dos personagens assistirem a tal incursão), o filme acerta nas cenas e tomadas espetaculares da invasão com efeitos visuais de destruição convincentes e bem utilizados pelos diretores Colin e Greg Strause. Embora a conclusão seja piegas, o 'grand finale' pode surpreender os menos exigentes.

Para quem for encarar o filme como um passatempo para não se levar a sério, os defeitos narrativos, como os diversos diálogos inúteis, clichês, furos e exageros, acabam não atrapalhando a diversão que traz uma parte técnica competente. Afinal de contas, o roteiro é o que pouco importa em um ‘trash movie’ e o legal é ver como são conduzidas as idéias do tema que tornam o convencionalismo em algo tecnicamente atraente.

Skyline – A invasão (Skyline)
EUA, 2010 - 94 minutos
Ficção científica / Suspense
Direção: Colin Strause, Greg Strause
Roteiro: Joshua Cordes, Liam O'Donnell
Elenco: Donald Faison, Eric Balfour, David Zayas, Scottie Thompson, Brittany Daniel, Crystal Reed
Cotação: * * *