segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

The Post - A guerra secreta

Há pouco mais de dois anos, o premiado "Spotlight - Segredos Revelados" trouxe à tona a polêmica história baseada em fatos reais veiculada pelo jornal Boston Globe sobre a pedofilia praticada por padres da Igreja Católica. O excessivo tom documental fez o longa ser interessante por seu conteúdo, porém pouco comovente. "The Post - A guerra secreta" trilha um caminho mais espinhoso e faz o que o filme de 2015 não fez: nos entrega um produto mais emocionante e de execução mais criativa.

A narrativa, também inspirada em acontecimentos verídicos, apresenta um escândalo que envolveu quatro mandatos presidenciais dos Estados Unidos a respeito da participação norte-americana na Guerra do Vietnã. Na ocasião, o jornal The Washington Post publicou informações militares sigilosas em 1971, vazadas pelo funcionário do Pentágono Daniel Ellsberg, o que revelou a canalhice dos governantes em ações fúteis naquele país ao sacrificarem soldados em uma guerra perdida (que eles diziam que estava ganha). Isso gerou, inicialmente, uma batalha editorial com The New York Times, que publicou primeiro uma parte desses papéis, seguida por obstáculos jurídicos entre os jornalistas e o Governo.
 
É curioso vermos uma empresa jornalística comandada por uma mulher, Kay Graham, a primeira mandatária do segmento. Após uma importante introdução sobre o vazamento de informações, o filme foca na figura frágil e vulnerável de Graham, interpretada com a genialidade de sempre de Meryl Streep, e na sua 'falta de voz' em um ambiente dominado por homens. Aos poucos, ela divide a tela com o editor Ben Bradlee, vivido pelo ótimo Tom Hanks, com quem trava bons diálogos sobre publicar ou não o tal polêmico material. À medida que o longa avança, a participação de Graham na trama ganha contornos emblemáticos de uma mulher que descobre a força que tem e é contemplada por sua decisão (uma das cenas finais após um julgamento em que ela desce as escadas do tribunal e é admirada por outras mulheres é de arrepiar).
 
"The Post - A guerra secreta" possui um primeiro ato arrastado. Muitos personagens são apresentados e poucos são desenvolvidos de fato (o jornalista interpretado pelo ótimo Bob Odenkirk, que tem certa importância no enredo, poderia ser mais bem aprofundado). Há determinados momentos que o roteiro se perde no ‘lá e cá’ e a edição fica confusa por causa desse excesso de figuras. Entretanto, o filme engrena no segundo ato quando surge o tal material secreto. Com isso, o longa ganha traços de suspense (a trilha sonora de John Williams contribui bem para isso) e um excelente ritmo ao mostrar os bastidores da produção de um jornal, desde a fabricação do mesmo no parque gráfico, no empenho dos jornalistas na redação no exercício da profissão até suas expectativas sobre a repercussão da publicação.
 
Esse retrato jornalístico foi trabalhado de maneira sóbria, emocionante e criativa pelo cineasta Steven Spielberg. O diretor usa e abusa de enquadramentos e movimentos de câmera pouco usuais. Um dos exemplos é o traveling circular em ângulo plongée dentro de uma sala fechada no momento decisivo de Kay Graham, que se sente encurralada, que é espetacular. Além de homenagear o bom jornalismo ao exaltar a liberdade de imprensa, Spielberg contextualiza os acontecimentos, seja para valorizar o empoderamento feminino (que está em uma crescente já não é de hoje) ou criticar a atual política norte-americana ou simplesmente para nos mostrar o quão semelhante é a forma de governabilidade entre o passado e o presente (mudam as peças, mas o sistema continua o mesmo).
 
O desfecho é ainda mais interessante, principalmente por fazer um gancho para o caso Watergate, que derrubou o presidente Nixon no início da década de 70. Falando nisso, vale até uma espiada no excelente clássico “Todos os Homens do Presidente” (1976), de Alan J. Pakula e protagonizado por Robert Redford e Dustin Hoffman, que trata desse tema. Enfim, "The Post - A guerra secreta" é um prato cheio para os amantes do jornalismo, sem falar nas frases inspiradoras como ‘a melhor maneira de exercer o direito de publicar é publicando’ e ‘um jornal deve trabalhar para os governados e não para o Governo’ que vão deixar muitos jornalistas orgulhosos.
 
The Post - A guerra secreta (The Post)
2017, EUA – 115 minutos
Drama
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Liz Hannah
Elenco: Bob Odenkirk, Meryl Streep, Sarah Paulson, Tom Hanks, Tracy Letts, Alison Brie, Ben Livingston, Bradley Whitford, Bruce Greenwood, Carrie Coon
Cotação: * * * *