terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Viva - A vida é uma festa

A ideia de "Viva - A vida é uma festa", animação da Pixar assinada por Lee Unkrich ("Toy Story 3" e "Procurando Nemo"), não é novidade. Sua premissa é bem parecida com "Festa no Céu" (2014). No entanto, os longas do estúdio, famosos por discutirem valores familiares, ainda surpreendem por serem eficientes pelo equilíbrio narrativo e pelo desenvolvimento da emoção. Aqui, não é diferente.

Na história, o jovem Miguel padece com a reprovação constante de seus parentes por desejar ser músico. O motivo?

Foi por causa da música, que fez sua família sofrer no passado devido ao desaparecimento do tataravô. Ao perceber que essa arte está em seu sangue, o garoto acredita que um famoso musicista do passado seja o responsável por fazê-lo gostar de música. É aí que sua épica jornada à procura do tataravô se inicia, quando a magia do Dia dos Mortos o transporta para o 'outro lado'.

A produção, visualmente deslumbrante, adentra no universo multicolorido da cultura mexicana para valorizar o folclore local e transmitir a importância do registro e da preservação de lembranças. Para isso, o roteiro coloca o protagonista no Dia dos Mortos, período em que os mexicanos festejam e homenageiam a memória dos antepassados ou daquelas pessoas queridas que já faleceram e que foram importantes em vida.

O que se destaca em "Viva - A vida é uma festa" é o trabalho de extrair a essência de assuntos complexos e adaptá-la em uma obra que transpira simplicidade e sensibilidade sem perder profundidade. Talvez, por isso, os filmes da Pixar agradam a pessoas de todas as idades. Como o filme entrega diversas camadas de reflexões,  cada um absorve as lições à sua maneira, sejam elas mais diretas e metafóricas aos adultos ou subliminares e lúdicas para as crianças.

A atmosfera sempre angelical, o humor rasteiro, a boa caracterização latina (das ruas e casebres), o visual divertidamente caricato e a maneira singela como os personagens são desenvolvidos contagiam o público. Toda essa harmonia culmina, não só no debate saudável dos temas, mas em emoções genuínas. Tente não lacrimejar no arrepiante clímax!
 
Viva - A vida é uma festa (Coco)
2017, EUA – 109 min
Animação / Infantil
Direção: Lee Unkrich
Roteiro: Matthew Aldrich
Elenco: Alanna Ubach, Anthony Gonzalez, Benjamin Bratt, Blanca Araceli, Cheech Marin, Edward James Olmos, Gabriel Iglesias, Gael García Bernal, Herbert Siguenza, Jaime Camil
Cotação: * * * *