segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Matrix – 20º Aniversário

"Matrix" envelheceu... muito bem, obrigado! Vinte anos após seu lançamento, essa ficção científica continua mais atual do que nunca! O visual, a sonoridade, o estilo, as inúmeras concepções filosóficas entrelaçadas, as metáforas e todos os elementos (textuais ou cinematográficos) que o fizeram revolucionário no final dos anos 90 estão irretocáveis.
 
Rever "Matrix" no cinema para comemorar seu 20° aniversário foi uma experiência deliciosa e contemplativa. A nostalgia de rever as cenas favoritas e recordar outros tantos momentos épicos culminaram em diversos arrepios!

A qualidade do áudio e da imagem, muito bem remasterizados, deixa muito longa atual comendo poeira. Os efeitos visuais, ainda que tenha um detalhe ou outro de artificialidade, seguem, no geral, impecáveis.
 
O inovador efeito bullet time implantado aqui, e copiado por centenas de outras produções, é o mais bem executado nas telonas até hoje e impressiona por sua criatividade. Incluem-se, também, as cenas de ação pontualmente insuperáveis.
 
E a fotografia exemplar de enquadramentos, planos e ângulos incomuns? E as câmeras lentas extraordinárias que espetaculariza os movimentos em cena? E a edição perfeita que costura tudo de forma eficaz? Muito f...!
 
Em tempo de recessão de obras-primas no cinema, a saga de Neo, Trinity e Morpheus contra o domínio das máquinas se torna o 'melhor filme de 2019', inclusive no quesito super-herói 😜.
 
20 anos é um tempo considerável para mudanças. Os diretores Wachowski se tornaram diretoras, os fãs que se deslumbraram em 1999 estão mais 'experientes' e Neo virou John Wick, mas o conceito sobre manipulação de realidade está longe de ser velho ou obsoleto.
 
Matrix – 20º Aniversário (The Matrix – 20th Anniversary)
1999, EUA – 136 minutos
Ficção Científica/Ação
Direção: Lana Wachowski e Lilly Wachowski
Roteiro: Lana Wachowski e Lilly Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Joe Pantoliano, Laurence Fishburne, Ada Nicodemou, Adryn White, Anthony Ray Parker, Belinda McClory.
Cotação: * * * * *
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário